Diretor do Butantan afirma que se a aplicação for bem ministrada, 10 frascos do imunizante podem vacinar 12 pessoas
Ribeirão Preto vacinou 4.455 profissionais de saúde contra a Covid-19, sendo 2.875 em unidades municipais e hospitais públicos e privados, e 1.580 no Hospital das Clínicas. A cidade possui 32 mil profissionais de saúde, e recebeu quase 19 mil doses da vacina CoronaVac.
Esforços de Vacinação em Ribeirão Preto
Apesar da aplicação de quase 19 mil doses (incluindo as primeiras enviadas ao Hospital das Clínicas e as recebidas pela prefeitura), a quantidade é insuficiente para imunizar todos os profissionais de saúde da linha de frente no combate à pandemia. A situação demonstra a necessidade de mais doses para atender a demanda da cidade.
A Chegada de Insumos da China e a Eficiência da CoronaVac
Com a autorização da China para a liberação de insumos para a produção de mais doses da CoronaVac pelo Instituto Butantan, novas estratégias podem aumentar o número de pessoas imunizadas. Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, uma única ampola pode vacinar mais de uma pessoa, dependendo da precisão na aplicação. Um frasco com 10 doses, com a utilização de seringas de 1ml, pode render 12 doses, otimizando a utilização do produto.
Leia também
Perspectivas Futuras e Novas Doses
A chegada de 5.400 litros de insumos da Sinovac (China) permitirá a produção de mais de 8 milhões de doses da CoronaVac. Uma segunda remessa de 5.600 litros está prevista para chegar em breve, totalizando 11 mil litros e permitindo a regularização das entregas ao Ministério da Saúde. O Instituto Butantan já solicitou ao governo federal um pedido adicional de mais de 54 milhões de doses, demonstrando o compromisso com a imunização da população brasileira. A expectativa é que as novas doses cheguem rapidamente, acelerando o processo de vacinação em todo o estado de São Paulo e região de Ribeirão Preto, Franca e Barretos.



