CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diminui a procura por vacinas de febre amarela em Ribeirão e Franca

Especialistas acreditam que o interesse da população caiu porque as cidades não estão nas zonas de risco
vacinas febre amarela
Especialistas acreditam que o interesse da população caiu porque as cidades não estão nas zonas de risco

Especialistas acreditam que o interesse da população caiu porque as cidades não estão nas zonas de risco

Após o período de férias escolares e carnaval, a procura pela vacina contra febre amarela diminuiu em postos de saúde. Em Franca, a redução era esperada após alta adesão no início do ano, quando 5.727 moradores tomaram a dose. Segundo o secretário de saúde, Rodolfo Silva, a situação está controlada, sem casos confirmados nos últimos meses. A alta cobertura vacinal (90%), atingida por campanhas em 2022, incluindo a zona rural, contribui para esse cenário.

Queda na procura e cenário municipal

A redução na procura pela vacina se deve a diversos fatores, incluindo a alta taxa de imunização e o desinteresse após a diminuição da divulgação de casos. Apesar da tranquilidade atual, a proximidade com cidades mineiras e áreas de mata reforça a importância da vacinação. Em 2022, quase 40 mil pessoas foram imunizadas em Franca, o equivalente a 11% da população.

Situação em outras regiões e prevenção

Em Ribeirão Preto, a situação também é tranquila, com mais de 100 mil pessoas imunizadas entre 2016 e 2017, totalizando 800 mil atendimentos. A prefeitura atribui a queda na procura à maior busca em regiões da Grande São Paulo, onde houve casos confirmados. A prevenção inclui a eliminação de água parada para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Embora a procura tenha diminuído, a vacina contra febre amarela continua disponível nos postos de saúde e é fundamental, principalmente em regiões com risco de transmissão. A conscientização da população sobre a importância da imunização e os cuidados para evitar a proliferação do mosquito permanecem cruciais para a prevenção da doença.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.