Desmotivação com a política e falta de conhecimento do poder do voto são os principais motivos
A participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições brasileiras vem diminuindo ano a ano. Enquanto 96% dos jovens nessa faixa etária têm o direito de votar, apenas 4% o fazem, demonstrando uma crescente desmotivação em relação à política.
Menor Interesse em Cidades Maiores
Em Ribeirão Preto, por exemplo, o número de jovens eleitores de 16 e 17 anos caiu significativamente. Em 2012, eram 968 eleitores com 16 anos e 2.137 com 17; em 2014, 450 e 1702, respectivamente; e atualmente, apenas 373 e 1330. Essa tendência se repete em outras grandes cidades, como Franca, onde o percentual de jovens eleitores também é baixo.
Causas da Desmotivação
Para o sociólogo Vlau Mirsouza, esse desinteresse é resultado de uma combinação de fatores: escândalos de corrupção, falta de perspectivas e a sensação de que os candidatos não oferecem mudanças significativas. A corrupção, presente em diversos partidos, abala a confiança na representatividade política. Mirsouza sugere como soluções mudanças na legislação eleitoral, como o fim do caixa dois, e punições mais severas para crimes de corrupção, independente do cargo público.
O Papel da Família e da Escola
O juiz eleitoral Ricardo Braga Montserrat aponta a falta de compreensão sobre a importância do voto como um problema cultural. Campanhas de conscientização em escolas e mídia são realizadas, mas o papel principal na formação da consciência cívica dos jovens recai sobre a família e a escola, e não sobre a justiça eleitoral. Curiosamente, cidades menores apresentam um percentual maior de jovens eleitores, como é o caso de Guará, onde os jovens de 16 e 17 anos representam 1,37% e 1,60% do eleitorado, respectivamente.
Em resumo, a baixa participação de jovens de 16 e 17 anos nas eleições é um problema complexo que exige uma abordagem multifacetada, envolvendo ações educativas, mudanças legislativas e a recuperação da confiança na política.



