Período de festividades tem aumento no registro de casos abando de animais; denúncias podem ser feitas pelos números 181 ou 190
O aumento no número de abandonos de animais durante as festas de fim de ano e férias é um problema recorrente. Caramelo e Quiara, dois cães de um ano, aguardam ansiosamente por um lar em um hotel para animais, vítimas dessa triste realidade.
O Desespero da Busca por um Lar
Edna Fernandes, protetora de animais, relata a dificuldade de encontrar lares para cães abandonados como Caramelo e Quiara. Apesar de mais de 8 mil visualizações em postagens online, a maioria das pessoas se mostra impossibilitada de adotar devido à superlotação de abrigos e ONGs, especialmente nessa época do ano, marcada por um grande número de abandonos.
A Responsabilidade de Adotar
Fabíola Maria Coelho, advogada da Comissão de Defesa dos Animais, enfatiza a importância de se pensar cuidadosamente antes de adotar um animal. Adotar sem condições de cuidar é pior do que o abandono, e a punição para maus-tratos e abandono é necessária. Muitas vezes, a falta de planejamento para as férias é a causa do abandono: pessoas priorizam viagens, mas não se preocupam com o destino de seus animais de estimação, deixando-os à própria sorte por falta de recursos para hospedagem ou falta de uma rede de apoio.
Um Apelo à Consciência
As denúncias de abandono e maus-tratos podem ser feitas pelos telefones 81 (número não especificado) e 190 (Polícia Militar). O apelo é para que as pessoas reflitam sobre o verdadeiro espírito natalino e a solidariedade, buscando alternativas como deixar o animal com parentes, vizinhos ou em hotéis para animais, mesmo que sejam opções mais acessíveis, antes de abandoná-los. Planejar com antecedência garante que os animais não sejam vítimas da irresponsabilidade humana durante as festas de fim de ano.



