CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diocese de Ribeirão muda costume das missas para evitar transmissão da gripe

Tradicional cumprimento durante a 'Paz de Cristo' deve ser evitado pelos fiéis para não propagar o vírus da gripe
Gripe na missa
Tradicional cumprimento durante a 'Paz de Cristo' deve ser evitado pelos fiéis para não propagar o vírus da gripe

Tradicional cumprimento durante a ‘Paz de Cristo’ deve ser evitado pelos fiéis para não propagar o vírus da gripe

A gripe H1N1 tem alterado a rotina das missas em Ribeirão Preto e Franca. Para conter a transmissão do vírus, dioceses de ambas as cidades adotaram medidas preventivas.

Medidas em Ribeirão Preto

Dom Acessiva, arcebispo de Ribeirão Preto, emitiu comunicado com orientações aos padres, diáconos e ministros da Eucaristia. As novas regras incluem a proibição de dar as mãos durante a oração do Pai Nosso, evitar o abraço da paz e o contato físico, e a comunhão apenas na mão, com o corpo de Cristo (hóstia consagrada), e não diretamente na boca. Padre Gilberto Cásper explicou que essas medidas visam evitar a proliferação da gripe nas comunidades.

Medidas em Franca

Em Franca, a diocese recomendou a suspensão do aperto de mão durante as missas, a oração do Pai Nosso sem mãos dadas e a distribuição da eucaristia na mão dos fiéis, não diretamente na boca. A região já registrou seis mortes por H1N1 este ano. Dom Paulo Roberto esclareceu que a iniciativa colabora com a Secretaria de Saúde da cidade, sendo uma orientação para ajudar a população a se precaver contra a gripe. As orientações incluem evitar o abraço da paz, dar as mãos na oração do Pai Nosso e a comunhão na boca.

Prevenção e Informação

Em Franca, todos os padres foram comunicados e devem passar as orientações aos fiéis antes do início das missas. Uma nota foi enviada a todas as paróquias, e os padres e diáconos leem a nota durante as celebrações, reforçando as medidas preventivas. As orientações se aplicam a todas as paróquias das dioceses de Franca e Ribeirão Preto.

Compartilhe

Veja também

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Sem sofrência! Nutricionista dá dicas para voltar a rotina após excessos de fim de ano: água, sono e regularidade

Quem consegue dizer que não exagerou nem um pouquinho no Natal? E no Réveillon? Com tanta comida e bebida, os exercícios costumam ser deixados de lado. Mas atrásra é hora de juntar toda a força de vontade para recuperar bons hábitos. A nutricionista Thaís Fiurst explica que é preciso ter paciência e confiar que o metabolismo é sábio, sabe voltar ao padrão, a gente só tem de dar uma ajudinha

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.