Em coletiva de imprensa o Governo de São Paulo anunciou a aplicação da dose de reforço a toda população adulta
São Paulo inicia aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para maiores de 18 anos
Reforço para adultos
A partir de amanhã, o Estado de São Paulo começa a aplicar a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em adultos acima de 18 anos que completaram o esquema vacinal com duas doses há pelo menos cinco meses. A decisão segue a recomendação do Ministério da Saúde e será implementada em todos os municípios paulistas.
Público-alvo e cobertura vacinal
De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, 710 mil pessoas estão elegíveis para receber a dose de reforço. Até o momento, 3,6 milhões das 6 milhões de pessoas que poderiam ter tomado a terceira dose já o fizeram. A campanha também reforça a importância da segunda dose para adolescentes que ainda não a receberam.
Leia também
Intercambialidade de vacinas e posicionamento do Instituto Butantan
O governo paulista afirma que o Ministério da Saúde garantiu o estoque necessário de imunizantes. Houve mudanças na vacinação contra a doença de Hansen, que passará a ter duas doses. Em relação à intercambialidade das vacinas, a diretriz é aplicar a dose disponível, independentemente do fabricante. O diretor do Instituto Butantan criticou o Ministério da Saúde pela não inclusão da Coronavac como dose de reforço, considerando-a a mais adequada para quem recebeu a mesma vacina nas doses anteriores.
A prefeitura de Ribeirão Preto ainda não divulgou seu calendário de vacinação para a dose de reforço. A cidade já aplicou mais de 1.122.000 doses da vacina contra a Covid-19.



