CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diretor do Centro de Contingência da Covid-19 adianta que o Plano São Paulo não será flexibilizado

As regras da quarentena no estado serão atualizadas, nesta quarta-feira (9), às 12h45
Plano São Paulo
As regras da quarentena no estado serão atualizadas, nesta quarta-feira (9), às 12h45

As regras da quarentena no estado serão atualizadas, nesta quarta-feira (9), às 12h45

São Paulo atualiza dados da pandemia, mas divergências entre capital e interior preocupam.

Contrastes entre a capital e o interior

Enquanto o governo paulista afirma que há redução na transmissão do coronavírus e descarta flexibilização imediata das medidas restritivas, a realidade em cidades do interior é bem diferente. Em Ribeirão Preto, foram registradas 23 mortes por Covid-19 em um único dia, o maior número já notificado, com 95% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para a doença. A situação é ainda mais crítica em Franca, onde os leitos de UTI estão 100% ocupados, levando a prefeitura a aprovar a abertura emergencial de 21 novos leitos e a flexibilizar o lockdown de forma limitada a partir de sexta-feira.

Números alarmantes e medidas emergenciais

Ribeirão Preto registrou também 490 novos casos, um número expressivo que contrasta com a fala do diretor do centro de contingência, Paulo Menezes, sobre redução na transmissão. A alta ocupação dos leitos de UTI, que na prática pode ser considerada como 100% devido à dinâmica de atualização das informações, demonstra a gravidade da situação. Em Franca, o colapso na estrutura de saúde levou à aprovação de novos leitos e a uma flexibilização gradual das restrições, mas com medidas ainda rígidas.

Preocupação e necessidade de medidas consistentes

O descompasso entre as informações divulgadas pelo governo do estado e a realidade vivenciada em cidades como Ribeirão Preto e Franca, assim como em São Joaquim da Barra e Barretos, acende um sinal de alerta. A necessidade de medidas consistentes e adaptadas à realidade de cada região é fundamental para conter o avanço da pandemia e garantir o atendimento adequado à população.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.