Estudo pretende mostrar o impacto da vacinação em massa na cidade; aplicação da primeira dose está prevista para 17 de fevereiro
Serrana (SP) se prepara para vacinação em massa contra a Covid-19
Vacinação em massa em Serrana
A cidade de Serrana, em São Paulo, será palco de um estudo inédito no Brasil: a vacinação em massa da população adulta contra a Covid-19. A iniciativa, em parceria com o Instituto Butantan e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP), visa avaliar a efetividade da CoronaVac em larga escala. Mais de 30 mil pessoas com mais de 18 anos serão imunizadas, sendo Serrana a única cidade do país a realizar esse tipo de projeto.
Detalhes da vacinação
A imunização terá início em 17 de fevereiro e seguirá até 10 de março, com a aplicação da primeira dose. A segunda dose será aplicada quatro semanas depois. A cidade foi dividida em quatro regiões (amarela, cinza, azul e uma primeira região sem cor definida no texto original) para melhor organização do processo. Grávidas, lactantes e crianças não participarão dessa fase do estudo. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, apresentará detalhes do projeto em coletiva de imprensa.
Importância do estudo
A escolha de Serrana se deve ao alto índice de infecções por coronavírus registrado na cidade no ano passado. O estudo pretende analisar a capacidade da vacina em modificar a epidemia, fornecendo dados valiosos para o combate à pandemia. A expectativa é que os resultados contribuam significativamente para o entendimento da eficácia da CoronaVac e para o planejamento de futuras campanhas de vacinação.



