CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diretor Médico do Butantan aponta que a vacinação em Serrana está protegendo até as pessoas que não foram imunizadas

'Projeto S' vacinou 75% da população adulta do município; índice de morte por Covid-19 caiu 95%
vacinação em Serrana
'Projeto S' vacinou 75% da população adulta do município; índice de morte por Covid-19 caiu 95%

‘Projeto S’ vacinou 75% da população adulta do município; índice de morte por Covid-19 caiu 95%

Serrana, município serrano de São Paulo, tornou-se um estudo de caso exemplar sobre o impacto da vacinação em massa contra a Covid-19. A experiência comprovou a eficácia da imunização na contenção da pandemia e seus efeitos positivos na comunidade.

Queda significativa nos indicadores da Covid-19

Após a vacinação de 75% da população adulta com a segunda dose, Serrana observou uma redução drástica nos indicadores da doença. As mortes por Covid-19 caíram 95%, os casos sintomáticos diminuíram 80% e as hospitalizações tiveram uma queda de aproximadamente 86%. Esses resultados demonstram o impacto positivo da vacinação na saúde pública.

Efeito protetor indireto e imunidade de grupo

Um dado relevante do estudo foi a comprovação do efeito indireto da vacinação. Mesmo indivíduos não vacinados, como crianças e adolescentes, foram beneficiados pela redução da circulação viral, criando uma espécie de ‘cinturão imunológico’. A vacinação em massa dos adultos criou uma barreira de proteção, diminuindo a transmissão do vírus e protegendo os grupos não imunizados. Isso demonstra a importância da vacinação em larga escala para a proteção coletiva.

Retorno seguro às atividades presenciais e eficácia contra variantes

Com base nos resultados positivos, o estudo concluiu que não seria necessária a vacinação de todas as crianças para o retorno seguro às aulas presenciais. A eficácia da vacina CoronaVac contra a variante P.1 também foi confirmada, mesmo com a alta circulação desta variante em Serrana e cidades vizinhas. A experiência em Serrana demonstra que é possível controlar a pandemia por meio da vacinação em massa, sem a necessidade de medidas restritivas como isolamento ou bloqueios.

Os resultados positivos em Serrana, celebrados pelo governo, pelo Instituto Butantan e pelo prefeito da cidade, demonstram a importância da vacinação como ferramenta crucial no combate à pandemia e na retomada das atividades normais. A experiência serve como um exemplo inspirador para outras localidades no enfrentamento da Covid-19.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.