Manutenção de Ribeirão Preto na fase amarela permitiu que a regional flexibilizasse as regras da quarentena
O retorno às aulas presenciais em Ribeirão Preto foi marcado por diferentes estratégias e desafios. Enquanto as escolas particulares receberam permissão para reabrir, a prefeitura municipal decidiu suspender as aulas presenciais no ensino municipal até 2021, e as escolas estaduais iniciaram apenas com atividades complementares.
Escolas Particulares: Retomada Cautelosa
As escolas particulares de Ribeirão Preto, após meses de espera, receberam autorização para reabrir, porém com restrições. Segundo João Alberto de Andrade Veloso, diretor regional do CESP (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo), a volta às aulas não representa o retorno à normalidade. As escolas estão focadas em atender alunos com maior necessidade de reforço, recuperação e acolhimento, respeitando as medidas sanitárias e limitando o número de alunos presentes. A maior dificuldade para estabelecer os protocolos de segurança é a necessidade de consenso entre professores, pais e alunos, com pesquisas indicando receios por parte dos pais em relação à segurança.
Ensino Estadual: Atividades Complementares
As escolas estaduais em Ribeirão Preto, apesar da autorização do governo estadual, não retomaram as aulas presenciais. Nesta semana, as atividades serão exclusivamente complementares. Darlene Gonçalves, dirigente regional do ensino da Secretaria Estadual de São Paulo em Ribeirão Preto, explica que cada escola tem autonomia para elaborar seu plano de retorno, com algumas iniciando atividades de reforço já nesta semana e outras na próxima. A Secretaria Estadual de Ensino continua com uma pesquisa sobre o retorno às aulas, disponível no site SED (Sistema Escolar Digital): sed.educacao.sp.gov.br. Pais e alunos devem acessar o site para responder à pesquisa e realizar matrículas.
Leia também
Perspectivas Futuras
A retomada das aulas presenciais em Ribeirão Preto está sendo gradual e cautelosa, com foco na segurança e no atendimento às necessidades individuais dos alunos. A experiência da educação remota, apesar dos desafios, contribuiu para a preparação das escolas para esse novo momento. A expectativa é que, com a evolução da situação epidemiológica e o avanço da vacinação, o retorno completo às aulas presenciais ocorra em breve.



