CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diretora da DRS XIII celebra queda nos casos e internações de Covid, mas alerta sobre aglomerações no Carnaval

Jane Aparecida Cristina afirma que o ápice de contaminações na região de Ribeirão foi entre 15 e 26 janeiro
casos de Covid
Jane Aparecida Cristina afirma que o ápice de contaminações na região de Ribeirão foi entre 15 e 26 janeiro

Jane Aparecida Cristina afirma que o ápice de contaminações na região de Ribeirão foi entre 15 e 26 janeiro

Nesta quarta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto realizaram uma coletiva de imprensa para atualizar os dados da pandemia de Covid-19 na cidade.

Mortes por Covid-19 em Ribeirão Preto

Os números apresentados revelam um total de 166 mortes por Covid-19 em Ribeirão Preto em 2022, representando um aumento de 17 óbitos em relação ao balanço divulgado na segunda-feira. A análise dos dados inclui informações sobre a situação vacinal dos pacientes falecidos: 39 não estavam vacinados, 11 tinham apenas a primeira dose, 44 pessoas tomaram duas doses, 68 receberam três doses e em quatro casos não havia informações sobre a vacinação.

Impacto da Vacinação e Novas Variantes

O Dr. Benedito Lopes da Fonseca, médico e coordenador da Unidade de Tratamento de Doenças Infecciosas do Hospital das Clínicas, comentou sobre a eficácia da vacinação. Segundo ele, duas doses da vacina reduziram em dez vezes o risco de internação, enquanto a terceira dose diminuiu esse risco em 100 vezes. O médico enfatizou que pessoas não vacinadas apresentam complicações mais graves e prolongadas, incluindo a Covid longa. Apesar da predominância da variante Ômicron, que geralmente não causa doença grave, o Dr. Benedito destacou que em indivíduos idosos com doenças crônicas, ela pode desestabilizar o quadro de saúde, levando ao óbito indiretamente.

Quarta Dose da Vacina

O Dr. Benedito defendeu a aplicação da quarta dose da vacina para grupos prioritários, como pessoas com comprometimento imunológico e idosos acima de 60 anos. Ele mencionou estudos de Israel que demonstram a maior proteção oferecida por três doses em comparação com duas. A coletiva de imprensa também mencionou a confirmação pelo governo de São Paulo da aplicação da quarta dose para esses mesmos grupos prioritários, quatro meses após a terceira dose. A recomendação é que a quarta dose seja aplicada em abril para quem tomou a terceira dose em dezembro, mas a prioridade se concentra nos grupos de risco.

Em resumo, a coletiva de imprensa trouxe dados preocupantes sobre o aumento de mortes por Covid-19 em Ribeirão Preto, mas também reforçou a importância da vacinação, especialmente para os grupos mais vulneráveis, como forma de mitigar os riscos da doença e suas variantes.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.