CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dirigente Regional de Ensino fala sobre volta às aulas na rede estadual

Segundo Darlene Gonçalves, escolas terão autonomia para decidirem momento do retorno
volta às aulas
Segundo Darlene Gonçalves, escolas terão autonomia para decidirem momento do retorno

Segundo Darlene Gonçalves, escolas terão autonomia para decidirem momento do retorno

As aulas na rede estadual de Ribeirão Preto ainda estão suspensas, mas a volta está próxima, com cada escola definindo seu próprio plano de retorno. Segundo Darlene Gonçalves, dirigente regional de ensino, algumas escolas já retomaram atividades de reforço, enquanto outras planejam o retorno gradual a partir da próxima semana.

Retorno Gradual e Autonomia das Escolas

O retorno às aulas na rede estadual não ocorre de forma simultânea. Cada escola possui autonomia para elaborar seu plano, considerando a realidade local e o feedback da comunidade escolar. Há escolas retornando hoje, outras amanhã e algumas na próxima semana, priorizando atividades de reforço e complementares inicialmente.

Protocolos de Segurança e Pesquisa com Pais

A Secretaria de Educação do Estado garante recursos para garantir a segurança sanitária. As escolas receberam máscaras, face shields, álcool em gel e termômetros. Uma pesquisa online, disponível no sistema escolar digital, consulta os pais sobre sua concordância com o retorno, e até o momento, 82% dos pais da rede municipal se mostraram contrários, devido ao medo da pandemia. A mesma pesquisa está sendo realizada na rede estadual. Apesar disso, a secretaria está trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde para viabilizar testes de coronavírus para alunos e professores.

Recuperação de Conteúdo e Apoio aos Alunos

Para minimizar o déficit de conteúdo causado pela suspensão das aulas, um projeto de recuperação e reforço está em andamento. Cada escola desenvolverá seu próprio projeto, considerando as necessidades específicas de seus alunos. A distribuição de merenda escolar também é garantida, mesmo com a suspensão de alguns contratos, com a distribuição de itens como bolachas, leite e barras de cereais. A secretaria garante vagas suficientes para atender à demanda, inclusive a migração de alunos de escolas particulares para a rede pública.

Apesar dos desafios, o retorno às aulas na rede estadual de Ribeirão Preto está em andamento, com um enfoque na segurança sanitária, na recuperação de conteúdo e no apoio aos alunos, especialmente aos mais vulneráveis. A flexibilidade e a autonomia das escolas são cruciais para adaptar o processo às necessidades específicas de cada comunidade escolar.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.