Cidade que registrou maior aumento foi Rio Claro, com crescimento de mais de 100% em um ano
Uma pesquisa recente da Secretaria do Meio Ambiente de Rio Claro revelou um aumento alarmante no número de ambulantes na cidade. De acordo com os dados, houve um crescimento de 114% nos últimos 12 meses, saltando de 70 ambulantes registrados em 2016 para 150 atualmente.
Crise e desemprego impulsionam o comércio informal
A pesquisa aponta que a crise econômica e o desemprego são os principais fatores que impulsionaram esse crescimento. A cidade registrou a perda de 845 postos de trabalho no ano passado, levando muitas pessoas a buscarem alternativas de renda no comércio informal. As ruas de Rio Claro estão repletas de barracas vendendo uma variedade de produtos, desde lanches e salgados até eletrônicos.
A busca por alternativas e a realidade dos ambulantes
Apesar da necessidade, os ambulantes relatam a dificuldade em encontrar trabalho formal. Muitos enviam currículos para diversas empresas, mas sem sucesso. A situação é descrita como desesperadora, com relatos de envio de mais de 50 currículos sem retorno positivo. A realidade é a de um trabalho árduo e muitas vezes sem perspectiva de mudança.
Leia também
Um futuro incerto
Para o presidente da Associação Comercial Antônio Carlos Beltrame, essa atividade, inicialmente temporária, frequentemente se torna a principal fonte de renda das famílias. O aumento do número de ambulantes também é observado em outras cidades da região, como São Carlos (50% de aumento) e Ana da Quara (11%). A situação demonstra a urgência de políticas públicas que promovam a geração de empregos e mitiguem os impactos da crise econômica na população.


