CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Diversidade alimentar contribui para a melhora da microbiota intestinal e da saúde em geral

Fernando Nobre comenta a importância do controle do peso e da alimentação regular para evitar o surgimento de doenças
Diversidade alimentar contribui para a melhora
Fernando Nobre comenta a importância do controle do peso e da alimentação regular para evitar o surgimento de doenças

Fernando Nobre comenta a importância do controle do peso e da alimentação regular para evitar o surgimento de doenças

Durante a pandemia de Covid-19, Diversidade alimentar contribui para a melhora, ficou claro que a doença apresentava maior gravidade em pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão. Essas condições têm em comum um processo inflamatório generalizado, que, quando associado à inflamação causada pela Covid-19, aumenta a gravidade clínica.

Relação entre dieta e inflamação

Dietas como a mediterrânea, caracterizada pelo consumo de alimentos não refinados e minimamente processados, ricos em fibras, ácidos graxos mono e poli-insaturados (gorduras boas) e fontes de proteína magra, com baixa ingestão de carne vermelha, laticínios e alimentos ricos em gorduras saturadas, trans e processados, estão associadas à redução da inflamação e melhor qualidade de vida.

Impacto no microbioma intestinal: Estudos indicam que dietas como a mediterrânea podem melhorar a diversidade e a função do microbioma intestinal, reduzindo marcadores inflamatórios relacionados ao peso e à obesidade. A melhora qualitativa da microbiota intestinal sugere que a inflamação pode ser um mecanismo pelo qual o microbioma influencia o equilíbrio energético e a função do tecido adiposo, conforme apontado pelo Dr. Kareem, um dos responsáveis pelo estudo.

Recomendações para saúde e prevenção: Além da alimentação adequada, a nutricionista responsável pelo estudo destaca a importância de manter um microbioma saudável por meio do consumo de prebióticos e da redução de alimentos inflamatórios. A prática regular de exercícios físicos também contribui para o balanço energético negativo, auxiliando no controle do peso.

Perspectivas para tratamento da obesidade

Os especialistas esperam que essa nova compreensão dos mecanismos inflamatórios e do papel do microbioma no organismo possa aprimorar o tratamento da obesidade e suas sequelas por meio de mudanças no estilo de vida, sem depender exclusivamente de medicamentos. Os dados do estudo reforçam a importância de hábitos saudáveis para uma vida melhor.

Entenda melhor

O processo inflamatório crônico está associado a diversas doenças metabólicas e pode ser influenciado por fatores dietéticos e pela composição do microbioma intestinal. Dietas equilibradas e exercícios físicos são estratégias fundamentais para reduzir a inflamação e promover a saúde.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.