CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Diversidade e inclusão: como o mundo corporativo tem tratado o assunto

Quem discute o tema é o Dimas Facioli no 'CBN Emprego e Oportunidades'
Diversidade e inclusão
Quem discute o tema é o Dimas Facioli no 'CBN Emprego e Oportunidades'

Quem discute o tema é o Dimas Facioli no ‘CBN Emprego e Oportunidades’

Diversidade e inclusão são temas cada vez mais presentes nas discussões corporativas. Empresas que promovem a diversidade em suas equipes executivas demonstram maior rentabilidade, segundo estudos. Um exemplo disso é que empresas com maior diversidade étnica têm 33% mais propensão à rentabilidade acima da média, enquanto as que trabalham com diversidade em geral são 21% mais propensas a esse resultado.

A representatividade feminina

A crescente participação feminina em áreas tradicionalmente masculinas é um indicador importante. Um exemplo marcante é a OAB, onde as mulheres superaram o número de homens inscritos pela primeira vez em sua história. Apesar do avanço, a pesquisa da PwC em 2020 revelou que 76% das empresas consideram a diversidade e inclusão uma prioridade, enquanto outra pesquisa de Robert Hough no mesmo ano mostrou que menos de 5% dos cargos de direção são ocupados por mulheres. Ainda assim, o número de mulheres na área de tecnologia no Brasil cresceu 60% nos últimos cinco anos, saltando de 27 mil para 44 mil trabalhadoras em 2019.

O impacto da pandemia e a perspectiva de carreira

Um estudo da Deloitte, realizado entre novembro de 2020 e março de 2021, entrevistou mais de 5 mil mulheres em 10 países para avaliar o impacto da pandemia em suas carreiras. A pesquisa apontou que 50% das mulheres se mostraram menos otimistas sobre suas perspectivas de carreira após a pandemia, com uma queda na satisfação, motivação e produtividade no trabalho. No Brasil, 50% das mulheres entrevistadas relataram uma diminuição na satisfação profissional em comparação ao período pré-pandemia.

Inclusão como estratégia empresarial

A inclusão não se limita à contratação, mas envolve a criação de políticas para integrar efetivamente os diversos grupos dentro da organização. Empresas que promovem a diversidade ganham em imagem e têm mais perspectivas diferentes para a tomada de decisões. Para começar, é essencial criar uma política de diversidade e inclusão, definindo como atrair, integrar e promover esses profissionais. O processo pode começar com a própria equipe interna, identificando e valorizando a diversidade já existente. Candidatos a empregos devem estar preparados para discutir o tema em entrevistas, demonstrando conhecimento e compreensão da importância da diversidade e inclusão em todos os níveis da organização.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.