Espaço está superlotado e equipe não consegue mais atender novos animais; ação começou no dia 8 e segue acontecendo aos sábados
A divisão de bem-estar animal de Ribeirão Preto atualmente abriga cerca de 150 cachorros e 50 gatos, mas o espaço está superlotado e a equipe não consegue atender novos animais. A demanda diária de resgates, principalmente de animais atropelados ou doentes, ultrapassa a capacidade do local.
Segundo Dallas, chefe da divisão, o trabalho é focado em recolher animais sem tutores que estejam em risco de vida ou sofrendo maus-tratos.
“Nosso trabalho é totalmente voltado para aqueles animais que não possuem tutores e nem proprietários e que estejam sofrendo risco de vida para si e para o humano. Então, recolhimento é especialmente para os atropelados e doentes em via pública que não possuem nenhum tipo de assistência, além dos maus tratos.”
Os animais disponíveis para adoção são vermifugados, vacinados, microchipados e, no caso dos cães e gatos adultos, castrados. A maioria dos resgatados são vítimas de atropelamento e maus-tratos, incluindo filhotes que fugiram de casa e animais que nasceram em locais abandonados. Todos passam por atendimento veterinário ao serem acolhidos.
Após os exames e tratamentos necessários, os animais recuperados são encaminhados para feiras de adoção. O veterinário Thiago Bernardo destaca a importância da conscientização dos adotantes.
“O animal, assim como o humano, ele fica nervoso, ele fica estressado, ele fica doente. Então, dentro dessa entrevista, tudo isso é colocado para a pessoa ter a mínima consciência e ciência que ele está se responsabilizando por mais uma vida.”
Capacidade do abrigo: O espaço está superlotado, dificultando o atendimento de novos resgates.
Perfil dos animais resgatados
Principalmente vítimas de atropelamento, maus-tratos e abandono, incluindo filhotes e animais nascidos em locais ermos.
Cuidados e preparação para adoção: Os animais recebem atendimento veterinário, são vermifugados, vacinados, microchipados e castrados antes da adoção.
Responsabilidade dos adotantes: É enfatizada a importância de assumir o compromisso com a saúde e bem-estar do animal adotado.
Informações adicionais
A divisão de bem-estar animal de Ribeirão Preto atua no recolhimento e cuidado de animais em situação de risco, priorizando a recuperação e adoção responsável.



