Liloye Boubli, diretora do longa metragem, comenta a importância deste projeto para manter a memória de Cândido Portinari
Amanhã será realizada uma apresentação exclusiva para empresários da região sobre o projeto do longa-metragem Portinari Meu Pai. O filme será um documentário dramatizado que aborda a descoberta do artista Portinari feita por seu filho João Cândido, revelando o homem por trás do mito.
A diretora e idealizadora do projeto, Liloia Bublita, explicou que este será o primeiro longa-metragem dedicado a Portinari, considerado um dos maiores ícones da arte brasileira. Segundo ela, o projeto está em fase de captação de recursos para a finalização das filmagens, embora algumas cenas já tenham sido gravadas pelos produtores.
O projeto será apresentado em primeira mão aos empresários locais, em Ribeirão Preto, por meio de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp). A escolha da região para o lançamento se deve à ligação histórica e cultural do artista com a cidade e seu entorno, onde Portinari viveu e retratou em suas obras.
A apresentação ocorrerá amanhã, a partir das 18h30, no auditório Antônio Calil, localizado na Rua Visconde Dinha, 1489, centro de Ribeirão Preto. O evento é gratuito e contará com palestras que detalharão o projeto, o funcionamento da lei de incentivo à cultura e as formas pelas quais os empresários podem apoiar a produção, inclusive associando suas marcas ao filme.
Pontos-chave
- O longa-metragem Portinari Meu Pai é um documentário dramatizado focado na vida do artista Portinari, visto pelo olhar de seu filho.
- O projeto está em fase de captação de recursos para a conclusão das filmagens, com algumas cenas já gravadas.
- A apresentação para empresários locais visa fortalecer o apoio regional, dado o vínculo cultural do artista com Ribeirão Preto.
- O evento será realizado amanhã no auditório Antônio Calil, com entrada gratuita e explicações sobre a lei de incentivo à cultura.
Entenda melhor
Portinari é reconhecido internacionalmente por obras emblemáticas, como os painéis que decoram a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque. O longa-metragem pretende aprofundar a compreensão sobre sua vida e legado, destacando aspectos pessoais e artísticos pouco conhecidos.



