CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Documentário premiado sobre Madre Maurina será exibido de graça em Ribeirão

Filme conta a trajetória da religiosa que foi presa e torturada pelo regime militar; apresentação é quarta (27) no Cauim
Madre Maurina documentário
Filme conta a trajetória da religiosa que foi presa e torturada pelo regime militar; apresentação é quarta (27) no Cauim

Filme conta a trajetória da religiosa que foi presa e torturada pelo regime militar; apresentação é quarta (27) no Cauim

Nesta quarta-feira, às 19h, o Cineclube Calhain exibe gratuitamente o documentário premiado “Maurina, o outono que não acabou”, que resgata a história da religiosa Madre Maurina, presa e torturada pela ditadura militar. A exibição acontece em novo endereço: Olavo Bilac, 135.

A história de Madre Maurina

O filme conta a trajetória de Madre Maurina, diretora de um lar que abrigava jovens mulheres. Injustamente acusada de envolvimento com a Faune, grupo de resistência à ditadura, ela foi presa e torturada em diferentes prisões, incluindo Cravinhos, Tremembé e Tiradentes. Mesmo após sua libertação e saída do Brasil, ela lutou incansavelmente pela comprovação de sua inocência.

Dois anos de pesquisa e depoimentos emocionantes

O diretor Gabriel Mendelhaque e sua equipe dedicaram dois anos à pesquisa para a produção do documentário. As entrevistas com presos políticos que conviveram com Madre Maurina, além de historiadores e pesquisadores, revelam depoimentos comoventes que traçam um retrato da luta contra a ditadura e as marcas profundas deixadas pela repressão. A busca por comprovação histórica de cada fato foi fundamental para a construção do filme.

Debate após a exibição

Após a exibição de “Maurina, o outono que não acabou”, haverá um debate com a professora e doutora em história da religião Inora Freitas, que estará disponível para responder perguntas e aprofundar a discussão sobre a ditadura militar e seu impacto na sociedade brasileira. O evento é uma excelente oportunidade para estudantes que se preparam para o vestibular, já que o tema costuma ser recorrente nas provas.

Para aqueles que desejam acompanhar as próximas exibições do documentário pelo interior paulista, basta seguir o perfil @roubadocmaurina no Instagram. A distribuição do filme conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.