CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Documentário produzido por ribeirão-pretanos vai retratar desastre em Mariana (MG)

'Fundão - A História Não Contada', narra os impactos ambientais e sociais da tragédia que aconteceu no final de 2015
desastre em Mariana MG
'Fundão - A História Não Contada', narra os impactos ambientais e sociais da tragédia que aconteceu no final de 2015

‘Fundão – A História Não Contada’, narra os impactos ambientais e sociais da tragédia que aconteceu no final de 2015

Um dos maiores desastres ambientais do Brasil, a tragédia de Mariana, é o tema central do documentário “Vozes da Tragédia”, produzido por uma equipe de Ribeirão Preto. O grupo está lançando uma campanha de financiamento coletivo para finalizar o projeto, e um dos diretores, Mateus Vieira, compartilhou detalhes sobre a produção.

A Origem da Ideia

Segundo Mateus, a ideia de documentar a tragédia surgiu da necessidade de entender a dimensão do ocorrido. “A gente estava recebendo pouca informação aqui em Ribeirão Preto, e decidimos ir até Mariana com um grupo de fotógrafos e cinegrafistas para coletar algumas entrevistas e ver de perto o que tinha acontecido mesmo”, explicou. A equipe planejava ficar poucos dias, mas a experiência os motivou a retornar e criar um documentário mais completo.

Desafios e Emoções

Durante os 25 dias de produção, a equipe enfrentou dificuldades para acessar os locais atingidos e obter entrevistas com os moradores. “A maior dificuldade era acessar os locais atingidos, porque a fiscalização das prefeituras não deixava você acessar o local”, relatou Mateus. A equipe retornou em dezembro para aprofundar as entrevistas, especialmente com aqueles que perderam entes queridos. O impacto emocional foi inevitável. “Todo dia, quando a gente terminava as gravações, a gente encontrava médicos e outras brigadas que estavam lá para ajudar. A primeira coisa que a gente comentava era para ninguém falar mais sobre a tragédia à noite, porque era muito pesado ficar o dia inteiro com aquilo”, desabafou.

A Busca por Apoio

A maior parte do documentário foi realizada com recursos próprios, mas a equipe busca apoio para a etapa final, que envolve a coleta de informações técnicas em universidades e localidades de difícil acesso, como Maceió e Santarém. “Nessa última etapa, nossa ideia é buscar mais informações técnicas. A maioria delas está em universidades, e atrásra falta a gente ir até Maceió, que tem um pesquisador muito importante, que é o levantamento de dados sobre a composição química da lama”, detalhou Mateus. A equipe planeja realizar essas entrevistas finais entre abril e maio.

Com lançamento previsto para junho, “Vozes da Tragédia” busca retratar a história sob a perspectiva das vítimas e apresentar dados técnicos relevantes sobre o desastre. Para aqueles que desejam contribuir com o projeto, é possível entrar em contato através das páginas no Facebook (docfundão) e Catarse (catarzy.me/docfundão).

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.