Ouça a coluna ‘CBN Saúde’, com Fernando Nobre
Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, e o Brasil não é exceção. Mais de 300 mil brasileiros morrem anualmente por essas doenças, com cerca de 100 mil óbitos por infarto e um número semelhante por derrame cerebral. A prevenção e o tratamento precoce são cruciais.
Fatores de Risco e Prevenção
O controle de fatores de risco como obesidade, hipertensão, diabetes, sedentarismo e colesterol alto é fundamental na prevenção de doenças cardiovasculares. O controle do colesterol é especialmente importante, pois está fortemente associado a infartos e derrames.
Novo Marcador de Risco: Seramida
Pesquisadores apresentaram no Congresso do Colégio Americano de Cardiologia um novo marcador de risco: a seramida. Estudos demonstraram correlação entre altos níveis de seramida no sangue e maior incidência de infarto e derrame. A seramida, um tipo de lipídio, pode bloquear a ação da insulina, afetando o controle da glicemia.
Leia também
- Bons sentimentos também previnem doenças cardiovasculares no Natal
- Nesta quarta-feira (28) é celebrado o Dia Nacional de Luta pela Redução da Mortalidade Materna
- Aumento de doenças respiratórias ribeirão preto: Número de pessoas com doenças respiratórias tem alta de 98% em Ribeirão Preto no mês de junho
A Mayo Clinic descobriu que níveis elevados de seramida aumentam em 3 a 4 vezes o risco de doenças cardiovasculares. O professor Jeff Musen destaca que os níveis de seramida devem ser considerados, mesmo em indivíduos com colesterol controlado. Testes para medir os níveis de seramida estão disponíveis em laboratórios de mais de 70 países.
Avanços no Combate às Doenças Cardiovasculares
Embora ainda sejam necessários estudos para determinar o tratamento específico para altos níveis de seramida, sua identificação representa um avanço significativo no combate às doenças cardiovasculares. A detecção precoce, aliada às medidas preventivas já conhecidas, fortalece as estratégias para reduzir a mortalidade por essas doenças.