Um dos suspeitos disse que era dono do animal e o outro afirmou ser açougueiro; uma espingarda foi apreendida
Dois homens foram detidos em flagrante na noite de ontem em Ristinga, Dois homens são detidos por abatimento, região de Franca, após serem flagrados abatendo clandestinamente uma vaca em uma fazenda local. A Polícia Militar foi acionada por um morador da região após ouvir três disparos de arma de fogo.
Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o animal abatido e uma espingarda calibre 22, que teria sido usada para matar a vaca. Um dos detidos, que se identificou como açougueiro, confessou ser o proprietário da arma. O outro homem, que alegou ser dono da vaca, afirmou que sacrificou o animal devido a uma pata quebrada.
Uma testemunha que acionou o telefone 190 relatou ter visto a vaca sendo carregada na carroceria de uma caminhonete antes da entrada dos homens na propriedade rural.
- O dono da vaca foi liberado, mas responderá por abate ilegal, maus-tratos e possíveis infrações relacionadas à vigilância sanitária.
- O açougueiro foi preso por porte ilegal de arma de fogo.
- A Vigilância Sanitária de Ristinga esteve no local e descartou o uso da carne devido ao manuseio inadequado.
- O animal abatido foi encaminhado ao aterro sanitário.
Detalhes da ocorrência:
- O boletim de ocorrência por maus-tratos foi registrado.
- O caso está sob investigação da Polícia Civil de Ristinga e da Vigilância Sanitária, devido à possível configuração de crime ambiental.
Entenda melhor
Investigação e registro: Casos semelhantes de abate clandestino e venda irregular de carne têm sido registrados em outras regiões, como no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, evidenciando a necessidade de fiscalização rigorosa para combater práticas ilegais e garantir a segurança alimentar.



