CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Dois vereadores de Ribeirão entram com pedido de afastamento da Câmara para a disputa eleitoral

Os membros do legislativo municipal vão se afastar até o primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro; ouça a coluna!
afastamento vereadores eleição
Os membros do legislativo municipal vão se afastar até o primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro; ouça a coluna!

Os membros do legislativo municipal vão se afastar até o primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro; ouça a coluna!

Vereadores de Ribeirão Preto se afastam para disputar eleições

Oito vereadores de Ribeirão Preto irão disputar as eleições estaduais e federais. Destes, dois solicitaram afastamento temporário: Maurício Gasparini (União Brasil), candidato a deputado estadual, e Isaac Antunes (PL), candidato a deputado federal. Ambos retornam após o primeiro turno, em 2 de outubro. Seus suplentes, Ademozar e Gilberto do Mercado, respectivamente, assumem suas vagas na Câmara Municipal. Outros seis vereadores também concorrerão às eleições, mas permanecerão em seus cargos durante a campanha. A Câmara Municipal alterou o processo de posse dos suplentes, agilizando a sua entrada em exercício a partir da entrega do requerimento de afastamento.

Afastamento e subsídios

O afastamento dos vereadores é feito mediante apresentação de documento com datas de início e término. Durante o período de afastamento, os vereadores não recebem salários, que são pagos aos seus respectivos suplentes. No caso de Maurício Gasparini, o afastamento vai de 23 de atrássto a 6 de outubro; para Isaac Antunes, de 26 de atrássto em diante.

Governo paulista repassará recursos para compensar queda na arrecadação do ICMS

O governo paulista anunciou a publicação, no Diário Oficial do Estado, de um documento com valores de compensação para as prefeituras paulistas devido à redução do ICMS sobre combustíveis. Em Ribeirão Preto, por exemplo, houve uma queda de 17,9% na arrecadação. O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, afirmou que o secretário da Fazenda do Estado, Felipe Salto, confirmou o repasse para todos os municípios paulistas no dia 20. Essa medida visa compensar a perda de receita das prefeituras, evitando cortes orçamentários.

O cenário político em Ribeirão Preto se mostra movimentado com as eleições se aproximando e as medidas tomadas pela Câmara Municipal e pelo governo do Estado demonstram ajustes necessários para garantir a continuidade dos serviços públicos e a participação efetiva dos candidatos nas disputas eleitorais. A população, por sua vez, acompanha atentamente os desdobramentos dessas decisões e seus impactos diretos e indiretos.

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.