Estado destinou 440 imunizantes para o município enquanto que 1,2 mil profissionais atuam na área da saúde
Orlândia, assim como outras cidades da região, recebeu as primeiras doses da vacina Coronavac. A expectativa inicial era de 440 doses, um número considerado baixo pelo secretário de saúde, Dr. Fábio Polimeno Benedícito, em entrevista à CBN.
Vacinação em Orlândia: Um Início Cauteloso
Segundo o Dr. Fábio, a cidade possui entre 1000 e 1200 profissionais de saúde. Com apenas 440 doses, a prioridade será dada aos profissionais em contato direto com pacientes contaminados ou suspeitos de Covid-19. Apesar da frustração com a quantidade limitada, o secretário destacou que a chegada das vacinas representa uma esperança.
Desafios e Questionamentos
O baixo número de doses gerou questionamentos à Secretaria Estadual de Saúde. Orlândia atende pacientes de cidades vizinhas como Morro Agudo, Joaquim Egídio, Sales Oliveira e Puan, aumentando a demanda por vacinas. O secretário afirmou que entrará em contato para buscar esclarecimentos sobre a distribuição das doses e a possibilidade de um aumento no futuro.
Leia também
Situação Atual e Perspectivas
A cidade de Orlândia registra 2081 notificações, 356 descartados, 56 em investigação, 1669 casos positivos e 41 óbitos. Apesar do número de casos, a taxa de mortalidade é considerada baixa. A ocupação dos leitos de UTI está em torno de 50%, com dois pacientes internados em seis leitos disponíveis. O plano municipal de vacinação está pronto para ser implementado assim que as doses chegarem, priorizando os profissionais da linha de frente. O secretário reforçou a importância das medidas de prevenção, como o uso de máscara, álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social, para controlar a disseminação do vírus.



