CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Douglas Franklin é o convidado do CBN Esportes

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (11)
CBN Esportes
Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (11)

Ouça o primeiro bloco do programa deste sábado (11)

Bem-vindo ao CBN Esportes! Hoje, temos o prazer de receber Douglas Franklin, ou simplesmente Douglas, um talento que brilhou nos gramados do Santos, Bahia, Portuguesa e Vitória. Com um passe preciso que encontrou Pelé inúmeras vezes, um drible desconcertante e um faro de gol apurado, Douglas é uma figura inesquecível do futebol brasileiro. Acompanhe nossa conversa com este campeão paulista, baiano e brasileiro, que também deixou sua marca ao marcar o primeiro gol da história do estádio Rei Pelé, em Maceió, e do estádio de Pituaçu, em Salvador.

Origens e Família

Douglas compartilha suas origens humildes, filho de um fotógrafo e enfermeiro e de uma escriturária. Nascido em Santos, rodou o Brasil jogando futebol, passando por Bahia e São Paulo. Casou-se na Bahia, teve dois filhos que vivem nos Estados Unidos e, após um divórcio, conheceu a mãe de sua filha Larissa em Barretos. Após o falecimento da esposa, ajudou a criar o filho dela, que hoje é prefeito de Barretos. Douglas enfatiza a importância de criar os filhos com liberdade, mas com limites, e compartilha sua trajetória desde a infância, quando sua mãe, sócia do Santos, o levava aos jogos e ele sonhava em ser jogador.

A Convivência com Pelé e a Formação no Santos

Douglas relembra sua ascensão nas categorias de base do Santos, onde jogou em todas as categorias em 1967 e foi campeão brasileiro pela seleção paulista. Ele destaca a importância de ter tido Pelé como espelho, convivendo com ele desde cedo no clube. Douglas critica a falta de espelhos para os jovens jogadores de hoje, que se limitam a assistir jogos pela televisão e no computador. Ele defende a criação de manhãs esportivas nos clubes, com a presença dos ídolos, para incentivar a participação dos jovens no futebol. Douglas menciona alguns dos jogadores da base que ascenderam ao time principal junto com ele, como Léo Oliveira, Di Giaoma, Picolé, Clodoaldo, Edu e Nenê, ressaltando que o Santos sempre foi um celeiro de talentos.

Momentos Inesquecíveis e a Essência do Futebol

Douglas compartilha momentos inesquecíveis de sua carreira, como as conquistas ao lado de grandes jogadores como Zito, Pepe e Mengálvio. Ele lamenta a falta de incentivo aos jovens jogadores e a perda do sentimento verdadeiro pela camisa, que era tão presente em sua época. Douglas critica a mercantilização do futebol, com empresários levando os jogadores para outros clubes em busca de lucro. Ele também recorda um gol de bicicleta que marcou em um jogo nos Estados Unidos, assistido por Sean Connery e outra artista, e a emoção de conhecê-los pessoalmente. Douglas enfatiza a importância de valorizar a base e de ter treinadores que saibam lapidar os talentos brutos, como Ernesto Marques, que o promoveu da base para o time principal.

Douglas, um nome que ecoa nos anais do futebol brasileiro, nos presenteou com memórias valiosas e reflexões sobre o esporte que tanto amamos.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.