Antiga sede da Prefeitura completa 107 anos no próximo domingo (26); objetivo é preservar a estrutura e dar acessibilidade
Restauração do Palácio Rio Branco
O prefeito de Ribeirão Preto, Arte Nogueira, deu início às obras de restauração do Palácio Rio Branco, que completa 107 anos no dia 26 de maio. A construtora Inquire Brase ficará responsável pela execução do projeto, com prazo de dois anos e orçamento de R$ 6,5 milhões. O projeto, desenvolvido pela empresa Corsi em Arquitetura e Construções e aprovado em 19 de janeiro pelo Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural, visa preservar a estrutura do prédio e adaptá-lo para uso multifuncional, incluindo acessibilidade e um espaço para atividades culturais, como uma cafeteria.
Tombamento de Imóveis Históricos
Além da restauração do Palácio Rio Branco, a prefeitura também anunciou o tombamento de quatro imóveis históricos na cidade. Entre eles estão o antigo cineclube Kaowin, conhecido por sua arquitetura inovadora para a América Latina; o edifício residencial Ida, na rua Duque de Caxias, representativo da arquitetura modernista; o Palestra Itália Sport Club, importante para a comunidade italiana de Ribeirão Preto; e a antiga caixa d’água da Vila Tibério, construída em 1962 e considerada patrimônio histórico do bairro.
Preservação do Patrimônio Cultural
As ações da prefeitura demonstram o compromisso com a preservação do patrimônio histórico e cultural de Ribeirão Preto. A restauração do Palácio Rio Branco e o tombamento dos imóveis históricos garantem a proteção de importantes marcos da cidade, assegurando sua memória e disponibilizando-os para as futuras gerações. A iniciativa contribui para o enriquecimento da identidade cultural local e para o desenvolvimento turístico da região.



