Algumas prefeituras estão liberando o medicamento; pesquisas não apontaram eficácia do remédio no tratamento da Covid-19
Ribeirão Preto registra aumento significativo de casos e mortes por Covid-19
Casos e óbitos
De acordo com informações divulgadas em coletiva de imprensa pela prefeitura, Ribeirão Preto contabilizou mais 373 casos de coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total para 11.378. O número de óbitos também aumentou, chegando a 304, com 10 novas mortes registradas entre sexta-feira (17/07) e terça-feira (21/07). Destes, 8 ocorreram em hospitais públicos e 2 em privados. A média de idade dos falecimentos ficou entre 54 e 94 anos, sendo 3 mulheres e 7 homens. Todos apresentavam comorbidades. O índice de letalidade da doença na cidade chegou a 2,6%.
Ocupação hospitalar e novas medidas
A ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto está em 89%, uma queda em relação aos 99,4% registrados nos dias 9 e 10 de julho. Leitos de enfermaria estão com 81,17% de ocupação. Para ampliar a capacidade de atendimento, o Hospital Santa Lívia será transformado em unidade exclusiva para tratamento de Covid-19, com previsão de 40 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI até o final da semana. Pacientes internados com outras doenças já estão sendo transferidos para outras unidades.
Leia também
Ações da prefeitura
O prefeito Blast Moldeira relatou que a cidade ampliou o número de leitos de UTI de 66 para 200 e de enfermaria de 76 para 239 desde abril. Ele também informou que a prefeitura não adotará a cloroquina na rede municipal de saúde enquanto não houver um protocolo definido pelo comitê estadual e Ministério da Saúde.
Apesar da redução na ocupação de leitos de UTI, a situação em Ribeirão Preto permanece crítica, com números altos de casos e mortes. Acompanhamento constante é necessário.



