Em videoconferência com representantes da sociedade, ele disse que vai estudar novas medidas para o comércio na próxima semana
Nesta segunda-feira (30/03/2020), ocorreu uma videoconferência mediada pelo prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, para discutir o avanço da COVID-19 na cidade. Participaram autoridades, representantes da sociedade civil, do comércio e da imprensa.
Aumento de Casos e Medidas de Isolamento
O prefeito Nogueira alertou sobre o crescimento acentuado dos casos de COVID-19 e da síndrome respiratória aguda grave em Ribeirão Preto. Embora oficialmente registrados 41 casos, o número real é considerado muito maior devido à limitação de laboratórios certificados pelo Ministério da Saúde para realizar os exames. Os regimes de isolamento e quarentena permanecem em vigor, com exceção dos serviços essenciais (supermercados, farmácias, padarias, clínicas, postos de combustível etc.), permitindo apenas delivery ou drive-thru.
Tranquilidade na Rede de Saúde e Análise da Quarentena
O secretário de saúde, Sandro Escapellini, demonstrou mais tranquilidade quanto à estrutura de atendimento, graças à mobilização de hospitais da rede particular e pública da região. Ele defendeu o isolamento social, utilizando exemplos internacionais, e adiantou que até 7 de abril haverá uma avaliação dos dados da quarentena para decidir sobre a reabertura do comércio. Uma nova reunião com representantes do comércio está agendada para 3 de abril.
Leia também
Opiniões de Especialistas e Impacto do Isolamento Social
O virologista do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Benedito da Fonseca, informou que o hospital deve ser credenciado em breve pelo Ministério da Saúde para realizar testes da COVID-19. Ele reforçou a ausência de pacientes internados em estado grave e que um caso suspeito aguardava resultados de exame. Fonseca, assim como outros especialistas na reunião, defendeu o isolamento social, apresentando dados do Instituto Butantan que mostram a redução da transmissão do vírus de seis para três pessoas por infectado após a implementação do isolamento. Estudos de outros países, como EUA e Inglaterra, foram citados para reforçar a eficácia dessa medida em retardar a propagação do vírus, evitar o colapso do sistema de saúde e dar tempo para pesquisas de vacinas e remédios.
A reunião contou com a participação da Câmara Municipal, associações e sindicatos, representantes de shoppings, imprensa, sociedade civil, secretariado municipal, lideranças empresariais e polícias Federal, Militar e Civil. A importância da troca de informações e o sucesso na prevenção de eventos como o buzinaço vetado pela justiça foram destacados.



