Responsável pela UTI pediátrica do hospital, Ana Paula Carlotti, alerta sobre o aumento de casos da doença em crianças
O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto divulgou um manifesto alertando pais sobre a importância da vacinação infantil contra a Covid-19. O alerta se deve ao aumento significativo de internações pediátricas por Covid-19 em janeiro de 2024, algo incomum nos meses anteriores da pandemia.
Alta de Internações Pediátricas por Covid-19
De acordo com a Dra. Ana Paula Carlotti, chefe da UTI Pediátrica do Hospital das Clínicas, dois leitos de isolamento para casos graves de Covid-19 em crianças estavam ocupados no momento da entrevista. Ela destacou o aumento substancial na demanda por internação na UTI pediátrica em janeiro, enfatizando que esse aumento não era observado na maior parte do período pandêmico. As crianças internadas não haviam sido vacinadas, seja por estarem fora da faixa etária de aprovação da vacina ou por não terem tido oportunidade antes do início da vacinação infantil em janeiro.
Impacto da Vacinação e Desmistificação de Mitos
A Dra. Carlotti ressaltou a importância crucial da vacinação para evitar casos graves e a progressão para quadros que exigem internação em UTI. Ela enfatizou que a internação hospitalar é um evento traumático para crianças e famílias, podendo envolver procedimentos invasivos e dolorosos, com risco de evolução desfavorável, inclusive óbito. A médica também desmistificou a ideia de que crianças não contraem ou não morrem de Covid-19, reforçando que a doença é prevenível por meio da vacinação.
Leia também
- Indenização por demora em diagnóstico: Rio Claro deve indenizar paciente que sofreu complicações por demora em diagnóstico de apendicite
- Sobreviventes de acidente que deixou quatro mortos entre Taiaçu e Taiúva estão em estado grave
- Sapateiro é baleado duas vezes e fica em estado grave após discussão em Franca
A Importância da Vacinação
O manifesto do Hospital das Clínicas reforça a necessidade urgente de vacinação infantil contra a Covid-19. A prevenção de casos graves e óbitos em crianças, anteriormente saudáveis, é fundamental. A vacinação é apresentada como um ato de proteção à saúde infantil, garantindo o direito das crianças a uma vida livre dos riscos da Covid-19.



