Cidade já registra duas mortes de crianças, uma de três e outra de quatro anos, por complicações após picada do aracnídeo
Em Ribeirão Preto, o número de crianças picadas por escorpiões tem sido alarmante. Nos últimos dois meses, quatro casos foram registrados, resultando em duas mortes e outras duas internações.
Mortes e Internações
A primeira vítima fatal foi uma menina de três anos, em julho, após ser picada no Parque Ribeirão. Em atrássto, um menino de quatro anos, também morador do mesmo bairro, morreu após ser picado. Atualmente, uma menina de oito anos e um menino de nove anos estão internados no HC após picadas de escorpião, ocorridas em setembro e no último final de semana, respectivamente. A menina foi picada em sua casa, na comunidade da Locomotiva, enquanto dormia, e o menino foi picado enquanto nadava no Rio Pardo.
Fatores de Risco e Prevenção
A bióloga Roberta Zevedo, da Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, explica que a espécie de escorpião presente na cidade é altamente prolífera, com cada fêmea gerando cerca de 40 filhotes por ano, sem a necessidade de acasalamento. Esses animais preferem locais úmidos, escuros e com pouca movimentação, como acúmulos de madeira, materiais de construção, caixas de gordura e paredes sem reboco. A especialista recomenda a vedação de portas e janelas, além da manutenção constante da limpeza da casa. Em caso de picada, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde. Se possível e com segurança, recomenda-se a eliminação do escorpião com um instrumento como sapato ou vassoura, evitando o contato direto com as mãos.
Recomendações Finais
O calor e as chuvas intensificam a presença de escorpiões. A vigilância ambiental é crucial, principalmente em relação às crianças, que são mais suscetíveis a acidentes. A Secretaria de Saúde disponibiliza o telefone (16) 3969-8120 para notificações de avistamento de escorpiões. A prevenção e a atenção redobrada são essenciais para evitar novas tragédias.



