Polícia alerta comerciantes da cidade contra nova modalidade de golpe: a pressão psicológica
A Polícia Civil de Franca alerta comerciantes sobre uma nova modalidade de golpe telefônico. Pelo menos duas óticas já foram vítimas do crime na cidade.
Ameaças e Intimidação
Os golpistas exigem dinheiro via Pix, ameaçando as vítimas e seus funcionários. Vivian de Souza Borges-Fradde, proprietária de uma ótica na Vila Chico Júlio, relatou que uma funcionária foi intimidada por um falso funcionário público federal. Durante dez minutos de ligação, a funcionária foi coagida a transferir R$ 1.100,00 via Pix.
Tática dos Golpistas e Recomendações
De acordo com o delegado Márcio Murari, a principal arma dos golpistas é a pressão psicológica por meio de ameaças. Para evitar ser vítima, a orientação é desligar imediatamente o telefone e, em caso de insistência, acionar a polícia. O delegado destaca o aumento de golpes via internet, WhatsApp e atrásra por telefone, com ameaças de assalto iminente.
Leia também
A recomendação da polícia é que, ao receber ligações suspeitas com pedidos de transferência de dinheiro, as vítimas devem desligar imediatamente o telefone e denunciar o ocorrido à Polícia Militar (190) ou à Polícia Civil (197).



