CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dúvidas com a reforma previdenciária aumentam na região central

Araraquara recebeu 66 solicitações a mais do que em 2016, São Carlos 55 e Rio Claro 47
reforma previdenciária
Araraquara recebeu 66 solicitações a mais do que em 2016, São Carlos 55 e Rio Claro 47

Araraquara recebeu 66 solicitações a mais do que em 2016, São Carlos 55 e Rio Claro 47

O medo da aprovação das novas regras da Previdência Social tem impulsionado um aumento significativo no número de pedidos de aposentadoria.

Aumento de Pedidos e Tempo de Espera

As agências do INSS em Araraquara, São Carlos e Rio Claro registraram um crescimento superior a 11% nas solicitações no início de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016. Consequentemente, o tempo de espera pelo atendimento aumentou drasticamente. Em Araraquara, por exemplo, o prazo passou de 40 dias para seis meses, gerando ansiedade em quem planejava se aposentar. Um cidadão relatou sua preocupação com a reforma, afirmando que começou a trabalhar cedo pensando na aposentadoria, mas atrásra teme que seus planos sejam inviabilizados.

Mudanças Propostas na Previdência

Atualmente, a idade mínima para aposentadoria é de 65 anos para homens e 60 para mulheres. Para o benefício por tempo de contribuição, são necessários 35 anos para homens e 30 para mulheres. Uma proposta governamental, enviada ao Congresso no final de 2016, prevê a redução da idade mínima para 65 anos para ambos os sexos e 49 anos de contribuição para aposentadoria integral. O advogado Leonardo Moreira ressalta que o projeto é inicial e sujeito a alterações, aconselhando cautela e atenção às mudanças na reforma da Previdência.

Números e Recomendações

Em Araraquara, foram recebidos 634 pedidos de aposentadoria em janeiro de 2017, 66 a mais que em 2016. São Carlos registrou 546 pedidos, um aumento de 11,2% (55 pedidos a mais), e Rio Claro teve um crescimento de 11,8%, com 47 solicitações adicionais. A recomendação é procurar o INSS para solicitar a aposentadoria e avaliar se a concessão do benefício é mais vantajosa do que aguardar a reforma da Previdência.

A situação demonstra a preocupação da população com as mudanças na Previdência Social e a busca por garantir seus direitos previdenciários antes de possíveis alterações nas regras.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.