Adriana Silva, jornalista e educomunicadora, destaca alguns museus na região de Ribeirão Preto para comemorar a data, no dia 18
O Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio, é uma oportunidade para celebrar a importância dessas instituições culturais. Neste ano, a data serve como um convite para explorarmos os museus de nossa região, descobrindo tesouros históricos e artísticos muitas vezes desconhecidos do grande público.
Museus de Ribeirão Preto e Região
Em Ribeirão Preto, o destaque fica para o MARP (Museu de Arte de Ribeirão Preto), um espaço cultural de renome no estado de São Paulo, que oferece exposições diversas ao longo do ano. Um evento imperdível é o SARP (Salão de Arte de Ribeirão Preto), realizado anualmente em junho, que celebra o aniversário da cidade. Infelizmente, o Museu Histórico e o Museu do Café estão atualmente fechados.
Explorando Além de Ribeirão Preto
Para quem deseja explorar além de Ribeirão Preto, há opções interessantes em cidades vizinhas. Em Cravinhos, o museu natural, localizado próximo à rodoviária, apresenta uma coleção de animais embalsamados, sementes e madeiras, contando a história da região. Já em Santa Rita do Passa Quatro, um museu instalado em uma estação ferroviária bem preservada guarda a história de Zequinha de Abreu. Em Monte Alto, três museus – de Paleontologia, Arqueologia e História – estão localizados próximos, oferecendo uma visão completa da história da região, desde milhões de anos atrás até os dias atuais.
Leia também
Um convite à descoberta
O Dia Internacional dos Museus nos convida a explorar o rico patrimônio cultural de nossa região. Aproveite a oportunidade para visitar esses museus e descobrir as histórias fascinantes que eles guardam, expandindo seus conhecimentos e apreciando a arte e a cultura local. Muitas vezes, o que parece distante e desconhecido pode estar mais perto do que imaginamos, esperando para ser descoberto.