Notícia que circula na internet, aponta que o benefício de janeiro seria antecipado para dezembro, o que não procede
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, É fake! Ministério do Desenvolvimento não, Família e Combate à Fome (MDS) alertou os beneficiários do programa Bolsa Família sobre a circulação de notícias falsas nas redes sociais. Segundo o órgão, é mentira que o pagamento de janeiro será antecipado para dezembro, como afirmam algumas postagens. O ministério reforçou que os pagamentos seguirão o calendário anual divulgado previamente.
Pagamento conforme calendário oficial
Os pagamentos do Bolsa Família são realizados de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Em dezembro, por exemplo, quem tem final 1 recebe no dia 10, enquanto o final 0 recebe no dia 23.
Valores e abrangência do programa: Em novembro, o programa está pagando R$ 1,67 bilhão para 2,5 milhões de famílias apenas no estado de São Paulo, o que representa cerca de 12% das famílias registradas no país.
Requisitos para participação: Para ter direito ao Bolsa Família, a renda per capita da família deve ser de até R$ 218 por mês. Além disso, o cidadão precisa estar inscrito no Cadastro Único do governo federal, que pode ser feito nos postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), levando CPF e título de eleitor.
Informações adicionais
O MDS recomenda cautela em relação a informações falsas e orienta que os beneficiários consultem a Ouvidoria do Ministério pelo telefone 121 ou acessem o site gov.br/mds antes de tomar qualquer decisão. O ministério também informou que denunciará os responsáveis pela divulgação e compartilhamento de notícias falsas.



