CBN Ribeirão 90,5 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economia brasileira pode ser beneficiada por perda de atividade comercial da Chica causada pelos EUA

Economista Nelson Rocha Augusto explica os desdobramentos que essas ações podem ter na economia no Brasil e no mundo
economia brasileira
Economista Nelson Rocha Augusto explica os desdobramentos que essas ações podem ter na economia no Brasil e no mundo

Economista Nelson Rocha Augusto explica os desdobramentos que essas ações podem ter na economia no Brasil e no mundo

A economia global apresenta sinais de mudança, com impactos diretos no Brasil. A desaceleração da atividade comercial na China, evidenciada pela queda nas exportações para os EUA (15% em um mês), e as dificuldades de investimento dos parceiros chineses nos EUA, criam um cenário favorável ao Brasil.

Cenário Internacional e Impacto no Brasil

A redução da atividade econômica chinesa, aliada à menor probabilidade de novas altas nas taxas de juros americanas, contribui para uma perspectiva de redução da inflação global. Com a China, grande produtora mundial, tendo folga de capacidade instalada, a pressão inflacionária tende a diminuir nos EUA, Europa e na própria China. A inflação ao atacado na China já é negativa, e a inflação de varejo se aproxima de índices negativos. Embora flutuações sejam normais, uma queda consistente de preços indica menor força econômica.

Safra Brasileira e Taxas de Juros

Apesar da desaceleração chinesa, o Brasil se beneficia de sua robusta safra agrícola. Com a projeção de colheita de 320 milhões de toneladas de grãos, as exportações brasileiras se mantêm fortes, impactando positivamente a economia nacional. A queda nos preços de carne e grãos contribui para a redução da inflação brasileira. O Banco Central já iniciou um ciclo de redução da taxa de juros, com cortes de 0,5 pontos percentuais, e prevê cortes adicionais, visando fechar o ano com taxa próxima de 11% e uma média de pouco menos de 10% para o próximo ano.

Perspectivas Positivas para o Segundo Semestre

A combinação de fatores internacionais e a safra recorde brasileira criam um cenário otimista para o segundo semestre de 2023. A redução da taxa de juros impulsiona o financiamento de automóveis e habitação, estimulando a atividade econômica e a geração de empregos. Embora a taxa de juros ainda seja alta em comparação com outros países, a trajetória de queda indica um futuro mais positivo para a economia brasileira.

Compartilhe

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.