CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Economista analisa consumo consciente durante a pandemia

Para Lais Souza, ao mesmo tempo, é preciso consumir para que a economia continue girando
consumo consciente
Para Lais Souza, ao mesmo tempo, é preciso consumir para que a economia continue girando

Para Lais Souza, ao mesmo tempo, é preciso consumir para que a economia continue girando

Com o relaxamento das medidas de distanciamento social, as atividades econômicas retomam seu funcionamento e o consumo de bens e serviços, muitos deles dispensáveis durante o período de isolamento, volta a crescer. Segundo a economista Lai Souza, diversos indicadores refletem a economia realizada por muitas pessoas durante o período mais restritivo da pandemia.

Cenário Econômico Pós-Pandemia

A inflação está controlada e a taxa de juros encontra-se no menor patamar da história. Para os consumidores, isso significa redução nos custos de juros. Já para os investidores, aplicações tradicionais, como as atreladas ao CDI, apresentam menor rentabilidade em comparação ao período de taxas de juros mais elevadas. Taxas de juros mais baixas resultam em maior oferta de crédito e aumento da circulação de dinheiro na economia.

Mudança no Comportamento do Consumidor

A pandemia também alterou o comportamento do consumidor. Inicialmente, houve uma redução no consumo de bens não essenciais, como roupas, calçados, acessórios e cosméticos. Contudo, essa diminuição gerou um consumo mais consciente. Mesmo comprando online, o consumidor passou a ter mais tempo para refletir sobre suas compras, evitando excessos. Este novo padrão de consumo prioriza a necessidade real sobre o desejo impulsivo.

Consumo Consciente e a Recuperação Econômica

A crise pandêmica impactou negativamente muitas pessoas, com demissões e mudanças nos contratos de trabalho. Por isso, o consumo consciente é fundamental tanto para a saúde financeira individual quanto para a recuperação da economia. A retomada do consumo, porém, deve ser equilibrada e consciente, priorizando as necessidades reais. É preciso avaliar se a compra é realmente necessária, evitando gastos supérfluos. A retomada de um consumo consciente é vital para evitar o aumento do desemprego e garantir a saúde financeira do país. O equilíbrio entre necessidade e desejo é a chave para uma recuperação econômica sustentável.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.