Segundo Rodrigo Mariano, o reajuste após fenômenos climáticos começa a ser observado uma semana depois
As fortes geadas do início da semana passada causaram prejuízos significativos para lavouras na região, afetando plantações de café, cana, hortaliças e legumes. Em Santo Antônio da Alegria, os produtores estimam perdas de até R$ 5 milhões, principalmente na produção cafeeira, com danos irreversíveis às folhas e pés de café, comprometendo a safra de 2024.
Impacto Econômico
A administração municipal decretou estado de calamidade pública por seis meses. A diminuição da oferta de produtos afeta diretamente os preços, com tendência de alta para o consumidor. Uma segunda onda de frio prevista aumenta a preocupação com impactos ainda maiores na produção agrícola.
Reflexos nos Preços
De acordo com Rodrigo Mariano, economista da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o reflexo da geada nos preços dos produtos começou a ser sentido aproximadamente uma semana após o evento. Embora os preços de frutas, legumes e verduras (FLV) tenham apresentado queda de 10% no último ano, a geada causará elevação de preços, principalmente em folhas como alface e repolho. O frio intenso, diferente de temperaturas amenas, prejudica as plantações, causando perdas significativas na produção.
Cenário Atual e Previsões
O impacto da geada se manifesta de duas formas: redução da oferta e queda na qualidade dos produtos. Muitos itens chegam às gôndolas com aparência inferior ou sequer são comercializados. O aumento de preços já é percebido tanto por supermercados quanto por consumidores. A busca por produtos em outras regiões para suprir a demanda gera custos adicionais de transporte, que são repassados ao consumidor final. A APAS estima que a queda de 7% nos preços de legumes de maio para junho pode ser revertida com um aumento de 10% de junho para julho, demonstrando a gravidade da situação.
A situação em Santo Antônio da Alegria ilustra a gravidade dos danos: produtores de café tiveram que arrancar pés de café, comprometendo a safra do próximo ano. Embora algumas práticas de proteção possam minimizar os prejuízos, o frio intenso impossibilita a anulação total dos danos. O aumento de preços já é uma realidade, afetando a cesta básica e o orçamento familiar.



