Eduardo Soares comenta importância deste evento que tem foco em inovações e esta sendo realizado no Mané Garrincha
A Campus Party, maior evento de tecnologia, Edição nacional da Campus Party ocorre, ciência e inovação do Brasil, começou ontem em Brasília, sua primeira edição nacional realizada na capital federal. A expectativa é receber cerca de 150 mil visitantes, entre jovens, profissionais e entusiastas, que participarão de atividades como debates sobre o marco regulatório da inteligência artificial, batalhas de robôs, corridas de drones e um campeonato de culinária com impressoras 3D.
Brasília como sede estratégica
A escolha de Brasília como sede nacional da Campus Party é considerada estratégica, pois a cidade é o centro das decisões políticas e regulatórias relacionadas à tecnologia no país. O evento aproxima o universo da inovação das esferas governamentais, promovendo a interação entre governo, empresas, universidades e startups locais, que já somam mais de 400 no Distrito Federal.
Temas e inovações em destaque: Entre os destaques da edição está o Fórum Internacional sobre o marco regulatório da inteligência artificial, que debate ética, governança e uso responsável da IA. Além disso, o evento inclui torneios de robótica voltados para jovens, promovendo uma educação maker, e o Printerchef, campeonato de culinária com impressoras 3D, que explora as fronteiras da gastronomia digital.
Leia também
- Prova nacional do docente inscrições: Inscrições para a primeira edição da Prova Nacional do Docente já estão abertas em todo o país
- Workshop sobre adjuvantes para caldas fitossanitárias ocorre no campus da USP Ribeirão Preto
- Inscrições da primeira edição 'Prova Nacional Docente' terminam nesta sexta-feira (25)
Transformação de ideias em soluções: A Campus Party também promove hackathons, maratonas de inovação que reúnem estudantes, startups e investidores para desenvolver protótipos de soluções em áreas como segurança pública, combate ao feminicídio e inclusão social. Essas iniciativas geram conexões que facilitam a implementação de projetos e fomentam negócios e investimentos no ecossistema tecnológico.
Inclusão e democratização do acesso: A Arena Open, área gratuita e aberta ao público, tem o objetivo de democratizar o acesso à tecnologia, oferecendo experiências lúdicas e educativas para famílias, com oficinas, batalhas de robôs e demonstrações de drones. O espaço busca despertar o interesse de crianças e adolescentes pela programação, robótica e inovação, contribuindo para a formação de futuros profissionais.
Panorama
A Campus Party em Brasília pretende deixar um legado que vai além do evento, fortalecendo o ecossistema local de inovação, fomentando o turismo e a economia, e promovendo políticas públicas relacionadas à tecnologia. O evento também pode contribuir para o amadurecimento do debate regulatório da inteligência artificial no Brasil, consolidando a capital federal como referência nacional em tecnologia e inovação.