Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Lis Canello
Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-deputado estadual, assumiu a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. A nomeação, anunciada na última semana, marca uma nova fase na comunicação do governo.
Trajetória Política e Experiência
Sociólogo e filiado ao PT há 30 anos, Edinho Silva construiu uma sólida carreira política. Foi vereador em Araraquara, governou a cidade por dois mandatos (2000 e 2008), e ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados de 2011 a 2015. Além disso, presidiu o PT paulista entre 2008 e 2013 e atuou como tesoureiro da campanha petista à presidência no ano anterior.
Defesa do Antecessor e Prioridades
Em suas primeiras declarações, Edinho Silva defendeu seu antecessor, Thomas Traumann, afirmando que ele foi “mal interpretado”. O novo secretário enfatizou a importância do diálogo e da comunicação para que a sociedade compreenda as ações do governo. Ele também negou que o governo esteja enfrentando uma crise de credibilidade, ressaltando o que já foi realizado pelo país.
Leia também
Articulação e Expectativas
Analistas políticos avaliam que a nomeação de Edinho Silva, conhecido por seu perfil moderado e boa relação com diferentes setores do Planalto, pode fortalecer a comunicação entre o governo federal e as regiões, especialmente a de Ribeirão Preto. A posse do novo ministro, juntamente com a de Renato Janine Ribeiro como Ministro da Educação, está agendada para esta terça-feira.
A chegada de Edinho Silva à Secretaria de Comunicação Social representa uma aposta na experiência e na capacidade de articulação para aprimorar a comunicação do governo com a sociedade.



