CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eduardo Cunha se recusa a falar sobre contas bancárias na Suíça

Presidente da Câmara dos Deputados e outros 19 políticos estiveram em Barretos nesta quinta para visitar o Hospital do Câncer
Eduardo Cunha contas bancárias
Presidente da Câmara dos Deputados e outros 19 políticos estiveram em Barretos nesta quinta para visitar o Hospital do Câncer

Presidente da Câmara dos Deputados e outros 19 políticos estiveram em Barretos nesta quinta para visitar o Hospital do Câncer

O então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, acompanhado por mais de 19 deputados, visitou o Hospital de Câncer de Barretos. A visita, com duração de pouco mais de uma hora, teve como objetivo conhecer as instalações e o trabalho realizado no hospital, considerado referência no tratamento contra o câncer.

Outubro Rosa e a Câmara dos Deputados

A visita ocorreu durante o Outubro Rosa, período em que a Câmara dos Deputados intensifica as ações de combate e prevenção ao câncer de mama. Cunha destacou que diversas comissões da Câmara se uniram a um projeto itinerante da Casa, buscando aproximar o poder legislativo da sociedade, coletar informações e sugestões. A escolha do Hospital de Barretos visou extrair experiências que pudessem ser replicadas em outras localidades e identificar as necessidades do hospital que pudessem ser atendidas pelo Congresso.

Bloqueio de Contas no Exterior e a Posição de Cunha

Questionado sobre o bloqueio de valores em contas no exterior, noticiado pela Folha de São Paulo e confirmado pela TV Globo, Cunha manteve a postura de não comentar o caso, delegando o assunto a seus advogados. As notícias davam conta de um bloqueio de 2,4 milhões de dólares (aproximadamente 9,3 milhões de reais) em um banco suíço, pertencentes a Cunha e seus familiares, com extratos bancários enviados pelo Ministério Público da Suíça à Procuradoria-Geral da República.

Análise das Pedaladas Fiscais pelo Congresso

Em relação à decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as chamadas pedaladas fiscais, Cunha adotou uma postura diferente da manifestada em atrássto. Após a votação do TCU, o então presidente da Câmara ressaltou a existência de elementos técnicos a serem avaliados, indicando que a análise da Comissão Mista de Orçamento não ocorreria naquele ano. Ele explicou que o parecer do TCU é um sinalizador técnico sobre as contas de 2014, propondo a rejeição, mas que o Congresso Nacional tem a prerrogativa de confirmar ou não essa decisão, após um debate que levará em consideração os aspectos técnicos.

O processo de tramitação no Congresso envolve a Comissão Mista de Orçamento, seguida da aprovação ou rejeição do parecer na própria comissão. Posteriormente, o tema é encaminhado à Mesa do Congresso Nacional, que distribui o processo em sistema de rodízio entre as casas legislativas, começando pelo Senado Federal e, em seguida, passando para a Câmara dos Deputados. Cunha ressaltou que se trata de um processo extenso, porém não lento.

Após a visita em Barretos, Eduardo Cunha seguiu para o Rio de Janeiro, onde participaria de um encontro regional de municípios.

A visita ao hospital proporcionou uma visão mais clara das necessidades e desafios enfrentados no tratamento do câncer, podendo influenciar futuras decisões e ações do poder legislativo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.