CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Educação de Ribeirão coloca algumas salas da escola Eduardo Romualdo de Souza em ensino remoto por casos de Covid-19

Esta é a única escola da rede municipal que teve as atividades parcialmente suspensas pelo novo coronavírus
casos de Covid-19
Esta é a única escola da rede municipal que teve as atividades parcialmente suspensas pelo novo coronavírus

Esta é a única escola da rede municipal que teve as atividades parcialmente suspensas pelo novo coronavírus

Após o retorno presencial das aulas na rede municipal de Ribeirão Preto, a Secretaria de Educação decidiu retornar com o ensino remoto em algumas salas da Escola Romualdo de Souza devido a casos de alunos e professores com sintomas de Covid-19.

Protocolos de Segurança e Ensino Remoto

Segundo a Secretaria de Educação, essa medida segue um protocolo determinado pela Secretaria de Saúde e consta em documento assinado pela pasta da educação para o ano letivo de 2022. O protocolo inclui distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel, além do afastamento de casos confirmados ou suspeitos de Covid-19. Inicialmente, houve a informação de que a escola estaria totalmente fechada, mas a secretaria esclareceu que apenas algumas salas foram direcionadas ao ensino remoto, enquanto o ensino fundamental 1 segue com aulas presenciais. Os alunos afetados e seus pais foram avisados.

Opinião de Especialista e Medidas Preventivas

O infectologista do Hospital das Clínicas, Ulisses Estrogoff, considera o protocolo correto, mas alerta para a necessidade de rastreio de contatos dos casos sintomáticos e assintomáticos para garantir o isolamento adequado. Ele destaca a alta transmissibilidade da doença em ambientes fechados com grande número de pessoas, como escolas, e reforça a importância do isolamento de sintomáticos, quarentena de seus contatos e rastreio para conter surtos. O médico também recomenda a vacinação infantil para evitar formas graves da doença, alertando para o aumento significativo de transmissão, internações e mortalidade infantil relacionadas à Covid-19 no Brasil.

Prejuízos e Recomendações

Embora a prefeitura esteja buscando garantir o ensino remoto, o retorno ao ensino presencial foi interrompido novamente em parte da escola, causando prejuízos aos alunos. A baixa adesão à vacinação é um fator preocupante, e a recomendação é que os pais levem seus filhos para se vacinarem. A Secretaria de Educação garante a limpeza e desinfecção da escola e o monitoramento dos alunos em ensino remoto. O rápido protocolo de 10 a 15 dias para o retorno às aulas após a eliminação dos riscos de contágio demonstra a preocupação em minimizar os impactos da situação.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.