Somente em Ribeirão Preto são mais de 45 mil estudantes matriculados; reportagem da CBN acompanhou o retorno
As aulas presenciais retornaram em toda a rede estadual de São Paulo, com mais de 3,5 milhões de estudantes. Na região de Ribeirão Preto, que abrange 14 cidades, são 65 mil alunos, sendo 47 mil somente em Ribeirão Preto.
Retorno às aulas e ansiedade dos alunos
Pais tiveram até 14 de abril (início do segundo bimestre) para apresentar a carteira de vacinação dos filhos contra a Covid-19. A professora Marcella Lecho, dirigente da regional de ensino, detalhou as regras em entrevista disponível em cbnriberão.com.br. A falta do comprovante não impede a frequência escolar, mas o caso será notificado ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público.
Depoimentos: Alunos e Pais
Em reportagem realizada em escolas de Ribeirão Preto, observou-se grande movimentação e ansiedade de pais e alunos. A principal reclamação foi a dificuldade de adaptação ao ensino remoto, com saudade do convívio escolar. A maioria dos alunos entrevistados já estava vacinada. Depoimentos de alunos destacaram a ansiedade pelo retorno, a dificuldade de aprendizagem no ensino remoto e a alegria de reencontrar colegas e professores. Pais também expressaram preocupação com a adaptação dos filhos ao ensino remoto e a satisfação com o retorno presencial, ressaltando a importância do convívio escolar para a aprendizagem.
Leia também
Vacinação e medidas de segurança
Todos os alunos e responsáveis entrevistados estavam vacinados e tomavam precauções como uso de álcool em gel e máscaras. A volta às aulas ocorreu com segurança e tranquilidade, com a maioria dos alunos e pais demonstrando satisfação e alívio com o retorno ao ensino presencial. A obrigatoriedade da vacinação para estudantes estaduais e o prazo para apresentação da carteira de vacinação foram reforçados, com ênfase nas consequências para aqueles que não cumprirem a exigência.



