Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Helen, fala da determinação e da implantação de uma linha de crédito
O governo do Estado de São Paulo anunciou flexibilização das regras de funcionamento de bares, restaurantes e comércios, permitindo a abertura durante a noite e nos finais de semana apenas para cidades na fase laranja do Plano São Paulo. Cidades na fase vermelha, como Ribeirão Preto, Franca e Barretos, permanecem com as restrições.
Preocupação com o Interior
O coordenador do Centro de Contingência da Covid-19 do Estado, Paulo Meneses, expressou preocupação com os altos índices de transmissão em regiões do interior, muitas das quais estão classificadas como fase vermelha. A situação é considerada semelhante à de julho e atrássto de 2020.
Novas Medidas Econômicas
Após manifestações de comerciantes contra as restrições e o aumento do ICMS, o governo anunciou novas medidas econômicas. Uma delas é a suspensão da inclusão de nomes na dívida ativa por alguns meses para quem possui débitos com o Estado. Outra medida é uma linha de crédito de 125 milhões de reais, através do Desenvolve SP e do Banco do Povo. A Procuradoria Geral do Estado também suspenderá por 90 dias, a partir de 4 de fevereiro, o protesto de débitos inscritos na dívida ativa em todo o Estado.
Alternativa às Restrições
As novas medidas econômicas são vistas como uma alternativa às restrições impostas pelo governo, oferecendo suporte financeiro aos comerciantes afetados pelas medidas de contenção da pandemia. Essa é a primeira vez que o governo apresenta uma política pública como alternativa ao fechamento de atividades presenciais.



