CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ei, contribuinte! Tem dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda?

Declaração começa na segunda (17); fique por dentro dos detalhes com a professora de contabilidade Alessandra Santana Camargo
Ei
Declaração começa na segunda (17); fique por dentro dos detalhes com a professora de contabilidade Alessandra Santana Camargo

Declaração começa na segunda (17); fique por dentro dos detalhes com a professora de contabilidade Alessandra Santana Camargo

A Secretaria da Receita Federal anunciou nesta quarta-feira as regras para o Imposto de Renda de 2024. A entrega das declarações começa na próxima segunda-feira, Ei, contribuinte! Tem dúvidas sobre a, enquanto a declaração pré-preenchida estará disponível a partir de abril, com o lançamento de um portal mais explicativo e direcionado pela Receita Federal.

Disponibilidade dos documentos: Os contribuintes já podem acessar os informes de rendimento por meio do portal da Receita Federal, do e-CAC e dos sites dos bancos e empresas. É importante reunir documentos como informe de rendimentos do trabalho com carteira assinada, extratos bancários, informes de aplicações financeiras e comprovantes de despesas médicas, que neste ano devem ser entregues eletronicamente, sem aceitação de recibos em papel.

Cuidados com documentos eletrônicos e obrigações específicas

Profissionais de saúde e prestadores de serviços devem emitir comprovantes eletrônicos para que os contribuintes possam declarar corretamente. Além disso, quem realiza movimentações financeiras acima de R$ 40 mil, incluindo compra e venda de ações, deve estar atento à obrigatoriedade de declarar esses rendimentos.

Microempreendedores Individuais (MEI): O MEI deve emitir nota fiscal desde o ano passado e realizar a declaração anual no portal da Receita Federal, utilizando o sistema PGMEI. É importante lembrar que o MEI é considerado pessoa jurídica e deve entregar a declaração da empresa separadamente da declaração de pessoa física, mesmo que tenha apenas o rendimento do MEI.

Restituição e prioridades: Quem entrega a declaração mais cedo pode receber a restituição antecipadamente, cujo primeiro lote está previsto para 30 de maio. Pessoas com doenças graves têm prioridade na restituição. A organização e antecipação na entrega dos documentos facilitam o processo e evitam problemas com a malha fina.

Informações adicionais

A Estácio disponibilizará atendimento para auxiliar contribuintes com dúvidas sobre a declaração do Imposto de Renda. O agendamento será feito por WhatsApp a partir de segunda-feira, com início dos atendimentos na terça-feira, para evitar filas e agilizar o processo.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.