CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Ei, ouvinte, você sabe o que é a ‘neuralgia do trigêmeo’?

Considerada por alguns como a 'pior dor do mundo', condição é amplamente discutida; entenda mais no Saúde e Bem-estar!
Ei
Considerada por alguns como a 'pior dor do mundo', condição é amplamente discutida; entenda mais no Saúde e Bem-estar!

Considerada por alguns como a ‘pior dor do mundo’, condição é amplamente discutida; entenda mais no Saúde e Bem-estar!

A neuralgia do trigêmeo é uma condição caracterizada por dores faciais intensas causadas pela compressão do nervo trigêmio, Ei, ouvinte, você sabe o que, que inerva a face. Esse nervo, presente em ambos os lados do rosto, sai de uma região profunda do tronco encefálico, passa pelo crânio e se ramifica em três partes que atendem diferentes áreas da face: superior (testa e olhos), média e inferior (mandíbula).

Características da neuralgia do trigêmeo: O principal mecanismo da neuralgia trigeminal típica é o contato entre uma artéria e o nervo na região onde ele sai do cérebro, causando compressão e distúrbios sensitivos que resultam em dores intensas descritas como choques rápidos e paroxísticos. Esses episódios dolorosos podem ser desencadeados por estímulos como fala, risada, toque na face ou variações térmicas, por exemplo, ao escovar os dentes.

Perfil dos pacientes e incidência

A condição pode afetar pessoas de qualquer idade e sexo, embora haja uma leve predileção pelo sexo feminino e por indivíduos mais idosos. É rara na infância. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia, aproximadamente quatro pessoas em cada 100 mil são diagnosticadas anualmente com neuralgia do trigêmeo no Brasil.

Tratamento: O tratamento inicial é medicamentoso e, em muitos casos, eficaz para controlar a dor. Contudo, quando os medicamentos deixam de ser tolerados ou perdem a eficácia, pode-se recorrer à cirurgia. Existem procedimentos abertos, que envolvem a abertura do crânio para separar a artéria que comprime o nervo, e procedimentos minimamente invasivos, como a rizotomia mecânica com balão e a rizotomia por radiofrequência, que causam lesões parciais no nervo para reduzir sua sensibilidade. Outras técnicas incluem lesões químicas e neuromodulação, escolhidas conforme o perfil e necessidades do paciente.

Entenda melhor

A neuralgia do trigêmeo é considerada uma das dores mais intensas que um ser humano pode sentir, comprometendo significativamente a qualidade de vida. O diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais para o controle eficaz da condição.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.