CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eleições tiveram medidas especiais para evitar a proliferação do novo coronavírus

Sessões foram abertas mais cedo com preferência aos idosos; protocolos sanitários também foram adotados
Eleições com coronavírus
Sessões foram abertas mais cedo com preferência aos idosos; protocolos sanitários também foram adotados

Sessões foram abertas mais cedo com preferência aos idosos; protocolos sanitários também foram adotados

As eleições de 2023 trouxeram mudanças importantes para garantir a segurança e acessibilidade dos eleitores, especialmente dos idosos, grupo de risco para a Covid-19.

Prioridade para Idosos e Horário Antecipado

A justiça eleitoral adotou medidas como a abertura dos portões de votação uma hora mais cedo e um horário preferencial para idosos no período da manhã. Em Ribeirão Preto, muitos eleitores idosos comemoraram a iniciativa, relatando maior tranquilidade e rapidez no processo de votação. A organização e os cuidados de prevenção à Covid-19 foram elogiados.

Acessibilidade: Um Direito a Ser Conquistado

Apesar dos avanços, a questão da acessibilidade ainda se mostrou um desafio. Em Barretos, um cadeirante relatou dificuldades para votar devido à falta de rampa ou elevador na escola onde costuma votar. Em Ribeirão Preto, o promotor Ramon Lopes Netto destacou a necessidade de melhorias na estrutura das escolas para garantir a acessibilidade de todos os eleitores. A justiça eleitoral já possui ações para garantir a acessibilidade, e eleitores com dificuldades podem solicitar transferência para locais adequados.

Balanço Positivo e Desafios para o Futuro

Apesar dos desafios com a acessibilidade, o juiz eleitoral Lúcio Alberto Enés da Silva considerou o balanço das eleições positivo. Embora a pandemia tenha exigido protocolos de saúde, como o ingresso de um único eleitor na sala de votação e o uso obrigatório de máscaras, não houve problemas graves. A questão dos santinhos espalhados pelas ruas, além de crime ambiental, também foi um ponto negativo, mostrando a necessidade de conscientização e fiscalização. Os avanços na inclusão de intérpretes de libras em 20 escolas de Ribeirão Preto demonstram um compromisso com a acessibilidade, mas a busca por um sistema eleitoral totalmente inclusivo e acessível continua.

Compartilhe

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.