Reportagem da CBN esteva nas ruas de Ribeirão Preto para ouvir as expectativas dos eleitores para o pleito de outubro
As eleições de 2024 se aproximam e, com elas, a necessidade de entender o sentimento do eleitorado. Em Ribeirão Preto, a dúvida e a descrença na política são nítidas, principalmente entre jovens e idosos, que não são obrigados a votar.
Descrença na Política e Abstenção
A descrença na política é um sentimento recorrente entre os eleitores de Ribeirão Preto. Muitos entrevistados demonstram desânimo em relação aos candidatos e a falta de confiança na capacidade dos governantes em cumprir suas promessas. A corrupção e os escândalos políticos contribuem significativamente para esse cenário de descrença, levando alguns eleitores a cogitar a abstenção ou o voto em branco/nulo.
O Voto em Branco/Nulo e sua Inutilidade
Apesar da crença popular de que um grande número de votos brancos ou nulos pode anular uma eleição, o advogado Guilherme Correia da Silva esclarece que isso é um equívoco. O artigo 222 do Código Eleitoral trata da anulação de eleições por fraude, não por votos brancos ou nulos. Embora esses votos demonstrem descontentamento, eles não interferem no resultado final e não anulam a eleição. A abstenção ou voto em branco/nulo representam uma delegação do poder de escolha para outros eleitores.
Leia também
A Importância do Voto e o Voto em Trânsito
Apesar do ceticismo, especialistas acreditam que a proximidade das eleições, os debates e as campanhas podem influenciar a decisão de muitos eleitores ainda indecisos. A participação no processo democrático é fundamental, e o exercício da cidadania passa pela escolha consciente de um candidato. Para os eleitores que estarão fora de seu domicílio eleitoral, o voto em trânsito está disponível até 23 de atrássto. A solicitação pode ser feita em qualquer cartório eleitoral com documento oficial com foto. Em São Paulo, 54 municípios oferecem essa opção, incluindo Ribeirão Preto. O voto em trânsito para presidente da república é permitido para quem estará fora do estado, enquanto para outros cargos, a opção é válida apenas para quem estiver em outro município dentro do mesmo estado.



