Ouça a reportagem da CBN Ribeirão com Rodrigo Prioli
Faltando apenas quatro dias para as eleições, a CBN esclarece as principais dúvidas dos eleitores sobre o processo de votação.
Ordem de Votação e a Importância da Anotação
Com cinco cargos em disputa neste ano, é fundamental que o eleitor se prepare para agilizar o processo de votação. Maria Alexandre Alquimim, chefe da Zona Eleitoral 2005 de Ribeirão Preto, recomenda que os eleitores levem anotados os números de seus candidatos. A ordem de votação é a seguinte: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Para auxiliar, os cartórios eleitorais também fornecem uma “cola” com os campos para preenchimento dos números.
Obrigatoriedade do Voto e Justificativas
O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos. O não comparecimento às urnas implica em justificativa ou pagamento de multa. “Quem não vota tem que justificar ou pagar a multa”, explica Maria Alexandre. A justificativa pode ser apresentada em até 60 dias após cada turno, mediante documento comprobatório. Caso não haja justificativa, a multa é de R$3,51 por turno não votado.
Leia também
Regularidade do Título e Documentação Necessária
Eleitores que não votaram nas últimas eleições podem votar normalmente, desde que o título esteja regular. A situação do título pode ser consultada pelo telefone 148. Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como RG, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Recomenda-se anotar o número do título, que pode ser consultado previamente para confirmar a zona e o local de votação.
Simulador de Urna Eletrônica
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um simulador de urna eletrônica em seu site (www.tse.jus.br), permitindo que o eleitor treine antes do dia da votação. Basta acessar a seção “Como Votar” e, em seguida, “Urna Virtual”.
O primeiro turno das eleições ocorrerá neste domingo, das 8h às 17h.



