Informação foi passada pelo ministro do TSE, Alexandre de Moraes; registros de filas para votar se espalham pelo país
Tranquilidade e Aceitação da Nova Regra de Celulares
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), descreveu como tranquila a votação deste dia de eleição. Uma das novidades deste ano, a proibição de celulares nas cabines, foi bem aceita pelos eleitores, contrariando os temores iniciais. Apesar de preocupações prévias sobre a compreensão e aceitação da regra, o ministro avaliou positivamente sua implementação.
Filas e Possíveis Causas
Diversos locais de votação registraram filas ao longo do dia. Embora ainda seja cedo para determinar as causas, o ministro garantiu que eleitores na fila até as 17h poderiam votar. Algumas hipóteses levantadas foram a biometria, uma menor taxa de abstenção, ou um número maior de eleitores em alguns locais, sobrecarregando-os. Estudos mais aprofundados serão necessários para uma conclusão definitiva.
Divulgação dos Resultados
Alexandre de Moraes não definiu um horário preciso para a divulgação dos resultados finais, mas assegurou que a apuração completa seria conhecida ainda na noite deste dia de eleição. Uma nova entrevista coletiva, com outros ministros do TSE, está prevista para a consolidação dos resultados, a partir das 17h. O acompanhamento pode ser feito pelo site resultados.tse.br ou pelo aplicativo Resultados, disponível gratuitamente em lojas de aplicativos.
Leia também
O dia de eleição transcorreu com novidades e desafios, mas com a garantia do TSE de transparência e apuração completa dos resultados. Acompanharemos os desdobramentos e a divulgação oficial dos números ao longo da noite.



