CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 16 dias, novembro registra mais que o dobro de casos de Covid todo o mês de outubro, em Ribeirão

Saúde da cidade sugere o uso de máscara no transporte público e em locais fechados; Luzia Romanholi Passos fala da orientação
casos de Covid novembro
Saúde da cidade sugere o uso de máscara no transporte público e em locais fechados; Luzia Romanholi Passos fala da orientação

Saúde da cidade sugere o uso de máscara no transporte público e em locais fechados; Luzia Romanholi Passos fala da orientação

Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto, 288 pessoas foram infectadas pela Covid-19 desde o início de novembro até a última quarta-feira. Esse número representa mais do que o dobro dos casos registrados em outubro.

Aumento de Casos e Novas Variantes

O aumento de casos em Ribeirão Preto tem sido acompanhado pela identificação de variantes inéditas na cidade e da circulação da subvariante BQ.1, previamente identificada no Rio de Janeiro. A alta transmissibilidade dessas novas variantes contribui para a maior circulação viral. Apesar do aumento, a positividade dos testes ainda se mantém baixa (entre 11% e 14%), e não há um aumento significativo de casos graves.

Recomendações da Vigilância Epidemiológica

Diante do cenário atual, a Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto reforça algumas recomendações importantes à população. A principal delas é completar o esquema vacinal. Dados mostram que há um número significativo de pessoas que não completaram as doses, principalmente entre os jovens. A Secretaria da Saúde possui doses disponíveis e realiza campanhas de vacinação. Além da vacinação, recomenda-se que pessoas com sintomas respiratórios procurem atendimento médico para realizar testes e, em caso de resultado positivo, cumpram o isolamento social. O uso de máscaras em ambientes fechados e com aglomeração também é recomendado, seguindo a nota técnica do Ministério da Saúde.

Monitoramento e Prevenção

As autoridades de saúde em Ribeirão Preto estão monitorando diariamente a situação e a evolução dos casos. Embora o aumento de casos seja considerado pequeno, a vigilância e as medidas preventivas, como a vacinação e o uso de máscaras em locais apropriados, são cruciais para controlar a disseminação do vírus e evitar um aumento de casos graves. A população deve estar atenta aos sintomas e seguir as orientações das autoridades de saúde.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.