CBN Ribeirão 90,5 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Araraquara: Lula diz que terroristas serão identificados e policiais que foram coniventes vão ser punidos

Chefe do Executivo esteve na cidade para visitar pontos afetados pelas chuvas e falou sobre os ataques em Brasília
Terroristas serão punidos
Chefe do Executivo esteve na cidade para visitar pontos afetados pelas chuvas e falou sobre os ataques em Brasília

Chefe do Executivo esteve na cidade para visitar pontos afetados pelas chuvas e falou sobre os ataques em Brasília

Em Araraquara (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou intervenção federal na segurança do Distrito Federal após os atos terroristas de domingo (8/1) em Brasília. A medida, válida até 31 de janeiro de 2023, tem como objetivo restabelecer a ordem pública após a invasão de prédios públicos por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Intervenção Federal e Identificação dos Responsáveis

Lula afirmou que os responsáveis pelos atos serão identificados e punidos exemplarmente. A intervenção federal, comandada pelo secretário executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Capelli, visa apurar responsabilidades e coibir novas ações violentas. O presidente enfatizou que policiais coniventes com os atos também serão responsabilizados e punidos, não podendo permanecer na corporação.

Conivência e Instigação

Lula destacou que o ex-presidente Jair Bolsonaro passou boa parte de seu mandato incentivando seus apoiadores contra as instituições democráticas, inclusive defendendo o armamento da população. O presidente mencionou discursos de Bolsonaro que, segundo ele, estimularam a invasão do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto. Lula insinuou que Bolsonaro, atualmente nos Estados Unidos, pode estar ainda incentivando tais atos através das redes sociais.

Reação e Próximos Passos

A visita de Lula a Araraquara, inicialmente destinada a vistoriar áreas afetadas pelas fortes chuvas de dezembro, foi interrompida devido à gravidade dos eventos em Brasília. Após a declaração em Araraquara, o presidente seguiu para Brasília para acompanhar os trabalhos de restabelecimento da ordem e dar continuidade às investigações sobre os atos terroristas.

Veja também

Conteúdos

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Ribeirão Preto, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.